Notícias



Terra, água e ar: Impactos e desafios locais são debatidos em Audiência na Câmara

Evento foi conduzido pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e contou com a participação de pesquisadores da área e representantes do Poder Público

643


Na segunda-feira (01), a Câmara Municipal realizou a Audiência Pública “Como está nossa terra, nossa água e nosso ar?”. O evento foi convocado pela Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, das Mudanças Climáticas e Direito à Cidade, composta pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Coronel Prado (Novo) e Guilherme Bianco (PCdoB).

 

O desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental, a inclusão social e os desafios locais foram o foco do debate, suscitado pela celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho.

 

Compuseram a mesa a vereadora Fabi Virgílio, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Coronel Alexandre Luís dos Santos, as pesquisadoras do Instituto de Química da Unesp Araraquara Dulce Helena Siqueira Silva e Maria Angélica Martins e o pesquisador do Centro de Estudos Ambientais da Unesp Rio Claro Didier Gastmans.

 

Terra

 

Na primeira parte da Audiência, abordando os desafios relacionados a terra, o fiscal do meio ambiente Rafael Carvalho de Alves Mello apresentou o trabalho realizado em Araraquara pelo Comitê Técnico de Redução de Risco e Adaptação à Mudança do Clima (CTerra).

 

Mello explicou que a equipe atua na fase de planejamento do ordenamento territorial, contribuindo para discussões sobre a revisão do Plano Diretor e para intervenções preventivas, como obras, normas técnicas, comunicação e educação, e desenvolvendo o Plano de Adaptação e Resiliência Climática de Araraquara.

 

Ele também informou que, segundo mapeamento realizado pelo comitê, os riscos e ameaças mais frequentes na cidade são de inundação, alagamento e enxurradas, secas, queimadas e processos erosivos. A equipe aponta, ainda, que, no futuro, a ocorrência de ondas de calor, estiagem, seca, incêndios florestais e baixa umidade do ar devem se tornar mais frequentes e intensas.

 

Na sequência, os arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano Lisandra Casagrande e Bruno Zanetti apresentaram um projeto para construção de um jardim de chuva na Praça Goiás, localizada na avenida Vaz Filho.

 

A ideia é ampliar a praça, construir espaços de convivência, incluir áreas verdes com árvores, arbustos e plantas nativas e aumentar o potencial de drenagem e retenção de água em uma região que costuma ficar alagada em períodos de chuva.

 

Água

 

Em seguida, foi a vez de Didier Gastmans, pesquisador do Centro de Estudos Ambientais da Unesp Rio Claro, transmitir informações sobre a água.

 

Ele explicou que apenas 2,5% da água disponível no planeta é doce. Desse total, mais de 60% está em reservas subterrâneas, em aquíferos. Em Araraquara, 65% do abastecimento é feito a partir do aquífero Guarani, enquanto 35% é feito por meio de córregos e represas.

 

Na cidade, por meio do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), a cobertura do saneamento básico beneficia mais de 95% da população e 100% o esgoto é coletado e tratado. Já as fontes de captação superficial do Daae são classificadas como ótimas ou boas, no entanto, alguns cursos d’água são afetados por atividades agrícolas e a drenagem é impactada pela ocupação urbana.

 

Gastmans também chamou atenção para desafios relacionados a questão. Para o pesquisador, é necessário aumentar a oferta de água por meio de soluções baseadas na natureza, compreender como as cidades interferem no ciclo da água, diversificar fontes de água e aumentar a participação de reservas superficiais na matriz hídrica da cidade. Além disso, é preciso monitorar níveis do Sistema Aquífero Guarani e a qualidade de rios urbanos, revisar o Plano Diretor para que se considere as águas e outros bens subterrâneos e recompor a vegetação desmatada.

 

Ar

 

A pesquisadora Maria Angélica Martins foi responsável pela apresentação sobre os desafios relacionados ao ar.

 

Ela explicou que a poluição do ar é definida como qualquer forma de matéria ou energia que ultrapasse os níveis estabelecidos de quantidade, concentração, tempo ou características, tornando o ar impróprio para a saúde, prejudicial a segurança e danoso aos materiais, à fauna e flora.

 

As fontes de poluição podem ser naturais, como gases emitidos por vulcões, ou causadas pela ação humana, como aquelas emitidas por fontes industriais e processos químicos, automóveis e queima de lixo, de combustíveis e de plantações e florestas.

 

Martins também destacou a importância do tema para a saúde pública, apontando que a poluição do ar contribui para o aumento de mortes prematuras, para o desenvolvimento de alergias, asma, bronquite, doenças pulmonares e cardíacas, além de estar relacionada a doenças como o diabetes tipo 2, a demência e diferentes tipos de câncer. Ela ressaltou, ainda, que a baixa qualidade do ar também pode levar ao aumento em internações hospitalares, piora na produtividade e impactos na frequência escolar.

 

Para a pesquisadora, as soluções possíveis passam pelo constante monitoramento da qualidade do ar, pela transição para uma mobilidade urbana mais sustentável, pela educação ambiental e por estratégias para que o setor agrícola e rural reduza impactos negativos sobre o meio ambiente.

 

Rede Unesp Cidades

 

A parceria entre as universidades, o poder público e o setor produtivo é uma forma para buscar soluções para os problemas apontados, disse a pesquisadora Dulce Helena Siqueira Silva.

 

Para isso, a Universidade Estadual Paulista criou, em 2024, a Rede Unesp Cidades, programa que propõe ouvir demandas de diversas regiões do estado, elencar prioridades e colocar o conhecimento desenvolvido na universidade a disposição do Poder Público e da sociedade. Araraquara foi a 13ª cidade a aderir à proposta.

 

Encaminhamentos

 

Ao final da Audiência, a vereadora listou os encaminhamentos obtidos a partir das apresentações:

 

• Análise das curvas de níveis em áreas agricultáveis. Caso a ausência seja constatada, solicitar ação da Secretaria do Meio Ambiente junto e da Secretaria de Agricultura ou realizar denúncia ao Ministério Público.

 

• Apoiar a realização e avaliação da eficácia do projeto piloto “Boi Bombeiro”, que propõe utilizar o gado para reduzir o acúmulo de capim e biomassa seca que poderiam se tornar focos de incêndio.

 

• Indicar a inclusão de um informativo visual sobre a qualidade do ar no site da Prefeitura.

 

• Buscar dados numéricos sobre o uso da água em ambientes domésticos, em indústrias e no setor agrícola.

 

• Indicar a instalação de nova estação para que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) faça o monitoramento da qualidade do ar na cidade.

 

Assista na íntegra

 

A Audiência Pública foi transmitida pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e está disponível na página do Facebook e no canal do YouTube da Câmara.


Publicado em: 02 de junho de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!