Notícias



Tombamento da Usina Tamoio é pauta de vereador



306


O vereador Donizete Simioni (PT) participou de reunião, na tarde do dia 8 de abril, no Plenário da Câmara Municipal, para tratar de processo de tombamento de bens da antiga Usina Tamoio, incluindo ainda o Assentamento Bela Vista e a Fazenda Marilu.

 

Presentes à reunião estavam representantes da Prefeitura, associação de moradores do Bela Vista, antiga Usina Tamoio, empresa Raízen, hoje detentora do parque industrial da Tamoio, vereador Édio Lopes (PT), historiadores e demais interessados.

 

Simioni destacou a importância de discutir a preservação destes locais, pelo que eles representam à região e à história de vida doas famílias que neles residiram. Nascido e criado em sessões da antiga Usina Tamoio, ele se comprometeu em fazer o necessário para a conclusão do processo de tombamento, que também inclui bens do Assentamento Bela Vista e a capela da Fazenda Marilu.

 

O que é tombamento?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal, cujo objetivo é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens.

 

Entenda o processo

O processo de tombamento de bens da Usina Tamoio, que anteriormente seguia pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico Estadual (Condephaat), foi encaminhado em julho do ano passado ao Compphara, conselho municipal responsável pela preservação e tombamento de bens do município, porém sem perspectivas de continuidade.

 

Simioni e o historiador Rogério Tampellini protocolaram, então, pedido de tombamento dos bens no final de 2014 ao conselho municipal, que, por sua vez, solicitou o encaminhamento de diversos documentos para a instrução do processo.

 

Com o protocolo do pedido foram surgindo dúvidas, principalmente porque tratam de proprietários distintos, bem como não abrangia todos os bens históricos das propriedades. Daí a necessidade de chamamento dos envolvidos e interessados para dirimir essas dúvidas e complementar o pedido.

 

Na proposta original foi pedido o tombamento de seis bens: igreja principal, a chaminé e o estádio “Comendador de Freitas” (incluindo campo, arquibancadas e palco de autoridades), bem como a igreja e o casarão da sessão Bela Vista, e ainda a capela da sessão Marilu. Esses bens, hoje, são da iniciativa privada, e parte, são terras federais.

 

“A reunião foi muito produtiva e podemos, a partir de agora, seguir com o pedido de uma maneira desmembrada, tornando o processo mais fácil, com o consenso de todos”, finalizou Simioni.

 

Assessoria de gabinete do vereador Donizete Simioni (PT)


Publicado em: 10 de abril de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Estoque de fraldas geriátricas está zerado, informa Saúde

13 de agosto de 2025

O estoque da rede pública municipal de saúde não possui, atualmente, fraldas geriátricas disponíveis. A informação foi obtida a partir de resposta da Prefeitura ao Requerimento nº 943/2025, de auto...



Após Audiência Pública, vereadores querem buscar soluções práticas para cooperativas

13 de agosto de 2025

Formar um grupo de estudos com o objetivo de buscar soluções práticas para a questão das cooperativas na cidade. Este é o principal encaminhamento da Audiência Pública “Situação das Cooperativas de...



Agosto Lilás 2025 (13/08)

13 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...



Arte & Gastrô (13/08)

13 de agosto de 2025

A 3ª edição da Feira Arte & Gastrô será realizada neste domingo (17), das 15 às 21 horas, na Praça do Faveral, reunindo mais de 90 expositores de economia criativa com artesanato, brechó, discos de...



Pedidos de isenção (13/08)

13 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...



PAT (13/08/25)

13 de agosto de 2025

O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas profissionais nesta quarta-feira (13), incluindo 7 para ajudante geral em rodovias, 7 para operador de roçadeira costal, 2 para auxilia...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!