459
O vereador Donizete Simioni (PT) participou de reunião, na tarde do dia 8 de abril, no Plenário da Câmara Municipal, para tratar de processo de tombamento de bens da antiga Usina Tamoio, incluindo ainda o Assentamento Bela Vista e a Fazenda Marilu.
Presentes à reunião estavam representantes da Prefeitura, associação de moradores do Bela Vista, antiga Usina Tamoio, empresa Raízen, hoje detentora do parque industrial da Tamoio, vereador Édio Lopes (PT), historiadores e demais interessados.
Simioni destacou a importância de discutir a preservação destes locais, pelo que eles representam à região e à história de vida doas famílias que neles residiram. Nascido e criado em sessões da antiga Usina Tamoio, ele se comprometeu em fazer o necessário para a conclusão do processo de tombamento, que também inclui bens do Assentamento Bela Vista e a capela da Fazenda Marilu.
O que é tombamento?
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal, cujo objetivo é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens.
Entenda o processo
O processo de tombamento de bens da Usina Tamoio, que anteriormente seguia pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico Estadual (Condephaat), foi encaminhado em julho do ano passado ao Compphara, conselho municipal responsável pela preservação e tombamento de bens do município, porém sem perspectivas de continuidade.
Simioni e o historiador Rogério Tampellini protocolaram, então, pedido de tombamento dos bens no final de 2014 ao conselho municipal, que, por sua vez, solicitou o encaminhamento de diversos documentos para a instrução do processo.
Com o protocolo do pedido foram surgindo dúvidas, principalmente porque tratam de proprietários distintos, bem como não abrangia todos os bens históricos das propriedades. Daí a necessidade de chamamento dos envolvidos e interessados para dirimir essas dúvidas e complementar o pedido.
Na proposta original foi pedido o tombamento de seis bens: igreja principal, a chaminé e o estádio “Comendador de Freitas” (incluindo campo, arquibancadas e palco de autoridades), bem como a igreja e o casarão da sessão Bela Vista, e ainda a capela da sessão Marilu. Esses bens, hoje, são da iniciativa privada, e parte, são terras federais.
“A reunião foi muito produtiva e podemos, a partir de agora, seguir com o pedido de uma maneira desmembrada, tornando o processo mais fácil, com o consenso de todos”, finalizou Simioni.
Assessoria de gabinete do vereador Donizete Simioni (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.