Notícias



Torneio de futsal ‘Esther Martins dos Santos’ é incluído no calendário de eventos

Competição de futebol de salão feminino homenageia ex-atleta da base da Ferroviária que morreu após mal súbito durante treino, aos 14 anos de idade; iniciativa é da vereadora Fabi Virgílio (PT)


O “Torneio de Futsal Feminino – Esther Martins dos Santos” foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município. A iniciativa surgiu em Projeto de Lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que foi aprovado pela Câmara Municipal e transformado em lei municipal após sanção do prefeito Edinho Silva (PT). 

A competição esportiva homenageia uma ex-atleta das categorias de base da Ferroviária. Esther, prestes a completar 15 anos de idade, morreu após sofrer mal súbito durante um treino do time sub-17 das Guerreiras Grenás, no Centro de Treinamento do Pinheirinho, em 4 de novembro de 2022. 

O torneio descrito na nova lei pode ser comemorado com atividades e eventos esportivos, sempre na primeira semana de dezembro. 

A primeira edição do campeonato foi realizada pela Prefeitura em 10 de dezembro, no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. O torneio teve uma categoria livre, para atletas a partir de 15 anos, com 12 equipes inscritas e 123 atletas. O título ficou com a equipe Stars, que venceu a Fundesport A nos pênaltis por 3 a 2, após empate por 0 a 0 no tempo normal. 

“Criando o torneio de futsal feminino, colocaremos no calendário oficial da cidade o chamado para que anualmente nossa morada realize o torneio e dê visibilidade a essa prática esportiva tão linda. Peço a aprovação do projeto para que possamos eternizar a memória da querida Esther e incentivar o futsal feminino”, disse a vereadora Fabi durante a votação do projeto em Sessão Ordinária.

 

Biografia

Filha única de Cida e Jefferson, Esther Martins dos Santos nasceu em 13 de novembro de 2007, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo. 

Desde muito nova, aos 4 anos, já demonstrava gosto por esportes. Foi com essa idade que pediu seu primeiro skate, deixando sua mãe preocupada com as inevitáveis quedas. Também dedicou uma boa parte da sua infância às aulas e torneios de natação. 

Entre os 6 e 7 anos, ela pediu para ir a uma escolinha de futebol e, mesmo orientada de que na escolinha mais próxima só havia meninos na quadra, não desistiu de seguir em frente. Muitas vezes, a pequena Esther reclamava que os meninos do time não passavam a bola para ela, pois não a levavam a sério. 

Quando estava concluindo o ensino fundamental II, na rede pública, Esther participava de todos os campeonatos na escola e dizia que seria jogadora de futebol profissional. 

Começou no clube de treinamento Centro Olímpico Marechal Mário Ary Pires, em São Paulo. Passou pela escolinha de futsal Curuçá e, por meio da escola 2 Toques, conheceu o futebol de campo e se apaixonou. 

Fez testes em clubes como São Paulo e Meninos em Campo antes de ingressar na Ferroviária, onde atuou na categoria sub-17 das Guerreiras Grenás por apenas 3 meses, em razão da fatalidade. Esther estava feliz e realizando um sonho.


Publicado em: 10 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!