Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
419
Vereador William Affonso entrega pedido com 3 mil assinaturas ao prefeito Marcelo Barbieri
Na tarde de terça-feira (1º), o vereador William Affonso (PDT), se reuniu com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) para a entrega de um manifesto, contendo 3.000 assinaturas, para a compra de uma unidade básica de saúde para cães e gatos em Araraquara.
De acordo com o vereador, a viabilização de Políticas Públicas para o controle populacional dos animais está sendo o grande problema enfrentado na cidade e a solução imediata, seria a castração contínua.
“É um investimento que irá gerar custo e benefício ao município, porém, diante do que estamos vivenciando nos locais por onde passamos, vemos que o benefício ainda é bem maior que o custo desse projeto”, afirmou Affonso.
Além do controle de natalidade dos animais, por meio da esterilização, a unidade itinerante, também daria os primeiros atendimentos aos animais de famílias de baixa renda; como a vermifugação, curativos, entre outros.
Uma das propostas sugeridas ao executivo foi o encaminhamento de um projeto de lei, para ser aprovado pela Câmara Municipal, de contribuição voluntária na conta de água, onde o valor é debitado mensalmente e repassado para as associações que trabalham em prol dos animais.
Para Barbieri, é possível avançar ainda mais nas políticas públicas de proteção dos animais, lembrando que muito já foi feito. “O vereador tem ajudado muito na fiscalização das demandas que envolvem o bem estar animal. A ajuda do legislativo e das ONGs tem sido fundamental para que possamos evoluir ainda mais”.
Estiveram presentes as representantes da Ong Bichos e Caprichos, Queila Leme e Maila Arrighi, que também representou a cuidadora de animais Verônica Oliveira; Adriana Mattos Mendonça, presidente da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA); Evandro Douglas Guidelli, representando a Associação SOS Melhor Amigo; e, a veterinária Renata Grotta D´Agostino.
Uma próxima reunião será realizada entre o vereador, as ONGs e as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente para analisar o projeto e as demais demandas apresentadas ao prefeito.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.