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No mês de maio, usuários de dez Centros de Referência de Assistência Social (Cras) poderão ter acesso a informações e tirar dúvidas sobre a Previdência. O cronograma das orientações foi definido na segunda-feira (15) durante reunião na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social entre a presidenta da Escola do Legislativo (EL), Thainara Faria (PT), as assistentes técnicas da EL, Bruna Brasil e Ana Paula Escamilha, a gerente da Proteção Social Básica dos Cras, Giovana Perez de Arruda, a gerente da Proteção Social, Ana Cássia, e assistentes sociais e psicólogos, gestores das unidades envolvidos na programação.
A ideia inicial era envolver os seis Cras mais vulneráveis, mas foi expandida para dez unidades. Já o curso que acontecerá na Câmara Municipal entre os dias 22 e 24 de abril despertou o interesse de boa parte dos servidores das unidades. Giovana explicou que várias mudanças têm ocorrido na Secretaria, principalmente com os gestores dos Cras, além de novos servidores ingressando. “O último concurso, que ainda está chamando, foi para psicólogos, então estão entrando novos profissionais, seria interessante podermos envolvê-los no curso”, disse.
Os gestores presentes na reunião entenderam que seria importante também envolver os técnicos das unidades. Quanto às orientações aos usuários dos Cras, eles entendem que teriam que ser bem didáticas, para esclarecer melhor as possíveis dúvidas. Conforme colocou Thainara, para o plantão de dúvidas, será feito um apanhado geral do curso que acontecerá na Casa de Leis, para facilitar o entendimento dos direitos e deveres no que tange à Previdência. “A ideia da Escola do Legislativo é se aproximar de quem precisa, sair um pouco do espaço da Câmara Municipal.”
Sugestões
Proposta durante a reunião, será definida uma data para que usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também recebam as informações disponibilizadas pelo curso do INSS. Outra sugestão foi ofertar as orientações aos usuários das unidades de saúde do município, inclusive aos agentes comunitários de saúde.
Cronograma
Para facilitar o acesso, será disponibilizado um transporte que buscará usuários de outras unidades para que o plantão de dúvidas se concentre em um só local e com maior espaço. No dia 15 de maio, das 9 às 11 horas, as orientações serão no Cras do Cruzeiro do Sul para usuários da unidade e do Yolanda Ópice. Já na data de 16 de maio, das 9 às 11 horas, o Cras do Cecap juntará seus usuários com os do Hortênsias. Na semana seguinte, em 23 de maio, também das 9 às 11 horas, o CEU das Artes receberá usuários dos Cras Selmi Dei, Valle Verde, São Rafael, Maria Luiza e Vale do Sol. No mesmo horário, mas no dia 6 de junho, o serviço será oferecido no Cras do Parque São Paulo.
Demandas
Thainara ouviu alguns pedidos durante o encontro. O principal envolve a dificuldade de comunicação dos Cras com o INSS, sobretudo no que diz respeito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que trata da garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais de baixa renda. De acordo com uma das gestoras, a espera, que deveria ser de até 45 dias, tem levado seis meses. “No Cras do Yolanda, 70% dos usuários são idosos. Temos 179 que contam com esse benefício”, detalhou.
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