Publicado por: Site DAAE Araraquara
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Com o objetivo de levar transparência aos serviços prestados à população pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou à Prefeitura, em setembro, requerimento com pedido de informações sobre a frota que é utilizada pela autarquia, incluindo a quantidade de bens próprios e locados, assim como os contratos firmados a partir de 2017, considerando os valores iniciais e respectivos reajustes.
O superintendente do Daae, Delorges Mano, enviou ao parlamentar os documentos solicitados e anexou planilha com relação de veículos, leves e pesados, divididos por setor. Foram listados 133 itens, identificados por placa, marca e modelo, ano de fabricação e tipo, sendo que 33 deles têm pagamento de aluguel mensal, representando 25% do total utilizado atualmente.
Levando em conta apenas as contratações ativas na data de emissão do demonstrativo, está sendo pago todos os meses o valor de R$ 101.034,19 para três empresas, sendo que mais da metade disso tem sido destinado para locação de 30 veículos leves, distribuídos pelos diversos setores do Daae. Os outros aluguéis referem-se a três retroescavadeiras que são usadas pela gerência de redes de água e esgotos, representando mensalmente o custo de R$ 45.164,00.
Entre os serviços executados com dispensa de licitação, os números mais expressivos referem-se à realização de obras emergenciais e recomposição de erosões, que representaram o montante de R$ 158.394,60. As contratações foram necessárias para sanar diversos problemas surgidos em virtude das fortes chuvas que atingiram a cidade entre o final de 2022 e início de 2023.
“Os dados do Daae são preocupantes, levantando sérias questões sobre a gestão dos recursos públicos. A utilização de 25% da frota da autarquia por meio de veículos alugados representa um ônus significativo para os cofres públicos, demandando esclarecimentos sobre essa opção. Além disso, destaca-se o elevado montante gasto em obras emergenciais e recomposição de erosões, realizadas sem licitação. Reconhecendo a urgência dessas ações diante das chuvas, é preciso assegurar transparência e conformidade legal nessas contratações. Manteremos a fiscalização, cobrando respostas claras sobre decisões que impactam a cidade e os recursos públicos, assegurando que estejam sendo geridos eficientemente para garantir serviços de qualidade à população”, pontua Angeli.
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