473
O vereador Elias Chediek (PMDB) levou representantes da empresa Moura Informática: José Natal de Moura – proprietário; José Afonso de Santi Junior – gerente de Expansão; e Tales Boalim – gerente de Novas Tecnologias, para uma reunião com o presidente da CTA, Silvio Prada, e o gerente de Informática da empresa, Alexandre Scalize.
O objetivo do encontro promovido pelo parlamentar foi apresentar uma tecnologia que conheceu e que pode ser muito útil na obtenção de dados como número de passageiros dentro do coletivo (pagantes ou não), locais de embarque e desembarque, horários de pico, trocas no terminal, entre outros. Tudo isso por meio de sensores denominados contadores de fluxo, acoplados a placas de GPS e compiladores de dados, que poderiam ser instalados nas portas dos coletivos.
Segundo explicou Boalim, é possível instalar os equipamentos e saber exatamente quantas pessoas têm dentro do ônibus, quais são os pontos que mais embarcam e desembarcam passageiros e em quais horários, entre muitas outras informações.
Prada achou interessante o equipamento e sugeriu que fosse incluída uma câmera, para que se possa identificar também o passageiro. “Essa ferramenta vai ajudar no planejamento operacional da empresa, de modo a melhorar o serviço oferecido ao usuário.”
Ele também elogiou a iniciativa de Chediek, que já presidiu a CTA. “Ele é um vereador atuante, que conhece os problemas que a empresa enfrenta e está sempre buscando soluções para o transporte coletivo em nossa cidade”, finalizou.
Para Chediek, se esse equipamento se mostrar viável, tanto técnica quanto financeiramente, além de ajudar o planejamento de linhas da CTA, também vai oferecer dados importantes para incrementar o estudo de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Araraquara. “Tivemos a oportunidade de conhecer essa tecnologia há pouco tempo, sendo aplicada em uma loja de roupas. Imediatamente imaginamos que ela seria útil também para controlar o fluxo dentro dos coletivos e trouxemos a ideia ao presidente da CTA”, disse.
Agora os técnicos da Moura Informática vão conhecer detalhes do embarque e desembarque de passageiros em diversos pontos da cidade e no Terminal Central de Integração (TCI), bem como verificar as diversas estruturas dos coletivos, para depois elaborar um projeto e apresentar para a CTA.
Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inexistência de um projeto executivo consolidado e de dotação orçamentária são os motivos apontados pela Prefeitura para a falta de conclusão da obra de asfaltamento da Rua Djalma Capistrano da S...
A realização de reparos na pavimentação asfáltica na rua Doutor Oswaldo Cruz, no Jardim Primor, e na avenida José Basile, no Jardim Santa Júlia, foi solicitada à Prefeitura por meio das Indicações...
O Sesc preparou uma programação especial voltada ao público infantil durante o mês de janeiro, reunindo diferentes atividades gratuitas que estimulam o brincar. As ações acontecem na Sala de Múltip...
O Sesi Araraquara realiza, na segunda-feira (19), um treino aberto de basquete feminino com o objetivo de selecionar novas atletas para as equipes de base. A atividade é voltada a meninas de Araraq...
O prazo para adesão ao programa Negocia Araraquara, que permite a regularização de débitos fiscais junto ao município, foi prorrogado até 31 de janeiro de 2026. A iniciativa inédita oferece aos con...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.