265
O vereador Rodrigo Martins (PPL), defendeu, durante reunião com lideranças sociais de Araraquara, na sexta-feira (11), a criação da Fundação Municipal de Defesa dos Direitos dos Deficientes, batizado pelo parlamentar como Prodef, uma espécie de ‘Procon dos Deficientes’. O assunto será debatido em uma Audiência Pública para tratar do tema e ampliar a discussão com a sociedade civil, no dia 24, às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal.
De acordo com a proposta de Martins, o Prodef terá como objetivo oferecer aos deficientes um órgão onde possam recorrer caso seus direitos sejam desrespeitados, cumprindo além do papel de fiscalizador, o de orientação e educativo.
“Consideramos que a Lei da Inclusão foi um grande avanço do ponto de vista de prever os direitos das pessoas com deficiência, porém, identificamos que ainda não existe um órgão que seja fiscalizador, papel exercido hoje pelo Ministério Público”, explicou o parlamentar.
Martins, que já ocupou o cargo de coordenador do Procon Araraquara, defende que a fundação proposta siga o mesmo modelo de funcionamento do órgão de defesa dos direitos do consumidor, que surgiu em São Paulo e acabou se espalhando por todo o País, com alto índice de solução de conflitos.
“Queremos encurtar o caminho, afinal, o Ministério Público tem o procedimento de provocar a abertura de um processo na justiça. Nosso objetivo é que o órgão possa resolver o problema sem a necessidade de ir à justiça”, defendeu.
O projeto deve ser uma indicação à Prefeitura, por demandar investimento para implantação e manutenção, porém, pretende-se criar um fundo para arrecadar recursos oriundos das autuações realizadas pelo órgão para auxiliar na manutenção das atividades.
Visita
O parlamentar também se reuniu com o militante da causa Fernando Schramm, que, além de contribuir com a construção da proposta, é um dos entusiastas em nível nacional. Ele aproveitou para conhecer a estrutura oferecida no Centro Especializado em Reabilitação, que unifica os atendimentos nas áreas de saúde auditiva, diagnóstico e intervenção precoce e reabilitação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.