496
Os moradores de vários bairros da cidade estão sofrendo com a falta de água, e a situação está alcançando proporções ainda mais alarmantes com o calor dos últimos dias. Para verificar o andamento das providências tomadas pelo Daae para resolver o problema, o vereador Edio Lopes (PT) esteve na Estação de Tratamento de Água Raphael Tancredi, o ETA Águas do Paiol, na quarta-feira (19).
Segundo informações de funcionários que se encontravam no local, o problema foi causado pela queima de uma bomba d'água localizada a 280 metros de profundidade na segunda-feira (17). “Estamos trabalhando 24 horas por dia, desde segunda, para normalizar o abastecimento”, contou Luís Henrique Tinti, coordenador de manutenção elétrica do Daae. “É um trabalho demorado, devido à profundidade da bomba. Tudo é rosqueado, depois soldado, erguido. O processo é lento”, explicou ao vereador. Os reparos são feitos pela empresa Tecnoágua.
Apesar da complexidade, Luís afirmou que a bomba voltaria a funcionar na noite de quarta-feira (19). No entanto, levaria algumas horas até que os reservatórios fossem totalmente supridos. Portanto, o abastecimento na região do Vale do Sol, Paiol, Maria Luiza, Dahma e parte do Santa Angelina deveria se normalizar a partir da quinta-feira (20).
Boa notícia para a senhora Laura Santos da Silva, que encontrou o vereador quando chegava à ETA para cobrar providências. “Estamos há três dias sem água em casa. Não conseguimos nem tomar banho com esse calor, imagina?!”, protestou. “Já fui à prefeitura, onde me informaram que uma bomba queimou, mas ainda não sabiam quando eu voltaria a ter água em casa. Então vim conferir pessoalmente.” A moradora contou que não foi a primeira vez que isso aconteceu recentemente. “Há quinze ou vinte dias, já tinha acontecido. E também naquela ocasião ficamos três dias assim”, queixou-se.
“Fui ver se a manutenção está realmente sendo feita pelo Daae”, explicou Lopes. “Recebemos a resposta de que até hoje (19) o problema será resolvido na estação Águas do Paiol, e continuaremos a acompanhar a questão.” O parlamentar, que tinha questionado o Daae sobre a previsão orçamentária durante a Audiência Pública no mesmo dia no Plenário da Câmara, destacou a importância de um planejamento criterioso. “Na próxima semana, apresentaremos um requerimento pedindo explicações ao Daae sobre a manutenção desses poços, não só da estação Águas do Paiol, mas da cidade como um todo, para que isso não volte a acontecer. Falta de água é um problema muito grave, pois se trata de um bem essencial para a população. A manutenção preventiva é fundamental”, observou.
Chácara Flora
Continuando o trabalho de fiscalização para entender os motivos da falta de água, Lopes visitou, na manhã de quinta-feira (20), o Reservatório e Poço da Chácara Flora, um dos responsáveis pelo abastecimento da região do Selmi Dei. A situação ali era bem diferente. “Constatei que o poço rompeu por baixo, o que ocasionou a mistura de areia na água, tornando-a imprópria para o consumo. Por esse motivo, o poço não está em funcionamento. O problema é que isso aconteceu há dois meses”, apontou o vereador, que acredita que a ruptura do poço esteja relacionada à queima da bomba da ETA Águas do Paiol. “É verdade que não sou especialista na área, mas, como estamos falando de um sistema, é sensato deduzir que a bomba do Paiol teve de ser usada para dar suporte ao abastecimento e ficou sobrecarregada, o que levou à sua queima.”
O vereador apurou que não há uma solução em curso para o problema da Chácara Flora, já que o Daae estaria aguardando um laudo do Departamento de Água do Estado sobre a possibilidade de recuperação do poço ou da construção de outro no mesmo local. “A impressão que temos é de que a atual gestão está ‘remediando’ o problema, aguardando a próxima administração. Não é admissível protelar por dois meses uma decisão como essa, já que a população está penando com a falta do bem mais essencial à vida”, indignou-se, e garantiu: “Estamos cobrando soluções imediatas”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.