289
O vereador Roger Mendes (PP) conversou na tarde de segunda-feira (6) com representantes de diversas secretarias do município para discutir medidas a serem tomadas a respeito de vários espaços que sofrem com problemas como sujeira, tráfico e uso de drogas, e desocupados.
O parlamentar citou como exemplo a Praça Santa Terezinha, no Jardim das Estações. “Chegamos lá, e é praticamente outra cidade dentro da nossa. São tomadas medidas paliativas, mas em menos de 15 dias os problemas retornam. Há a necessidade de buscarmos alternativas para a resolução dessa questão que também vemos em vários outros pontos da cidade. A Prefeitura precisa pensar em ações para ocupar aqueles locais com projetos nas áreas de esporte e cultura, por exemplo”, explicou.
O coordenador de Esportes André Talora sugeriu escolinhas de esporte e ginástica no local. “Todo local que conseguimos ocupar se mantém cuidado”, afirmou. A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, concordou com a necessidade de “pensarmos em uma ação coletiva das secretarias para movimentarmos o bairro”.
O vereador também levantou a questão das pessoas em vulnerabilidade que precisam de atenção e estão nesses locais. “Se não fizermos esse trabalho, eles mudam para outra praça mais próxima. Temos que propor ações para minimizarmos os problemas”.
A comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro disse que, recentemente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos chegou a tirar um caminhão cheio de sujeira do local, que tem um grande fluxo de crianças acima dos três anos de idade.
“Essa praça pode servir de modelo para levarmos projetos para outros pontos”, lembrou Mendes. “As pessoas fazem escolhas quando elas têm escolhas”, completou o gerente de projetos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Rafael Torres Azevedo, destacando a necessidade de se oferecerem atividades para a população.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloisa Mortatti, entende que uma escolinha de esporte e ginástica, além de oficinas culturais, seriam ótimas opções. “Seria importante criarmos um evento para realizarmos as inscrições para essas atividades e mostrarmos o que será oferecido. A Saúde pode apoiar a ação e o Desenvolvimento Social pode realizar o mapeamento do local e realizar o trabalho de abordagem”, resumiu.
Um novo encontro foi agendado para a próxima semana, com o objetivo de definir detalhes do projeto e de quando e como seria realizado esse evento.
Também participaram da reunião o coordenador da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, José Antenor, e o coordenador Edson Filho, representando a secretária de Saúde, Eliana Honain.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.