448
A presidente do Parlamento Jovem 2014, Beatriz Perez Volner, tem acompanhado o trabalho legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, convidada pelo vereador Roberval Fraiz (PMDB). Depois de participar do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo, presidindo o Parlamento Jovem, a estudante tem também experimentado uma vivencia inédita: a de ser fiscalizadora. Na companhia do vereador, Beatriz visitou diversos pontos da cidade, verificando demandas, a pedido da população.
Entre as reclamações recebidas estão problemas com casas abandonadas, que causam transtornos a vizinhança, com invasão de usuários de drogas e a marginalização da região. Outro problema é com a infestação de árvores por cupins, que representa cerca de 70% das reivindicações do gabinete de Roberval e, em sua grande maioria, apresentam a necessidade de pedir ao Executivo a remoção total da árvore, com a promessa de sua substituição.
Os bairros visitados por Roberval e a vereadora mirim foram Vila Xavier, Centro, Parque das Laranjeiras, Santa Angelina e Cecap. Todas as demandas tiveram encaminhamentos ao Executivo, em sua maioria todos feitos com a participação de Beatriz, que aprendeu na prática a elaboração de indicações e requerimentos.
“Depois que conheci a Beatriz e vi o seu interesse em aprender mais sobre o trabalho parlamentar fiz questão de convidá-la para o estágio em seu período escolar. Ela é interessada e está entendendo a responsabilidade que é ser vereador. Tenho a certeza que nos ajudará a desmistificar a imagem do parlamentar diante a sociedade, porque ela está presenciando o nosso cotidiano, que não se resume apenas ao dia de sessão”, disse Fraiz. Para ele, “a Câmara Municipal está no caminho certo com o projeto do Parlamento Jovem, através da Escola do Legislativo. Esses jovens serão, sem dúvida, adultos mais informados e conscientes sobre a importância da política na sociedade”.
De acordo com o parlamentar, o futuro político poderá ser construído de forma mais coerente e participativo. O que deverá vir da sociedade que está sendo desenhada pelos jovens da atualidade. “Estou muito feliz pela oportunidade de participar do Parlamento Jovem e de acompanhar de perto o trabalho do vereador, especialmente junto do Roberval. A minha família já notou diferença em mim. Estou mais crítica e entendendo que nós, cidadãos comuns, temos a responsabilidade de contribuir para o trabalho na política da nossa sociedade, como, por exemplo, o dos Vereadores”, ressaltou Beatriz. Segundo ela, “todos os adolescentes e jovens deveriam passar por experiência igual. Isso, sem dúvida, fará diferença em nossas escolhas”.
Demandas
Na quinta feira (8), oito casos de árvores com cupins foram constatados por Roberval e Beatriz. Nos quatro casos de casas abandonadas, seus proprietários serão notificados, através da Lei Instituto do Abandono, sancionada em 2014.
Além das demandas, os vereadores fiscalizaram serviços realizados pelo município. O que deixou Beatriz empolgada, de acordo com ela, “foi legal ver que alguns dos pedidos encaminhados por Roberval, com a minha participação, foram atendidos pela Prefeitura. Estou satisfeita e agradeço ao vereador por isso”. A estudante, também está acompanhando o trabalho burocrático de gabinete com a assessoria do parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música DJ Sueyla Morais, um dos nomes mais respeitados do DJing das noites campineiras e do interior paulista, assume o comando com uma noite 100% dedicada aos clássicos do R&B, Soul, Funk e os hi...
Futebol Pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária enfrenta o Ituano no sábado (17), às 18 horas, no Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”, em Itu. O jogo terá transmissão a...
Quem pretende tirar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro passa a contar com um processo mais rápido e econômico. Com as mudanças adotadas após a publicação...
O Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (Cuca), realizado em parceria entre o Instituto de Química da Unesp e a Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para...
O Portal Trampolim prorrogou, até o próximo domingo (18), o prazo de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos do programa Trampolim 60+, voltados a pessoas com 60 anos ou mais residen...
Uma Indicação protocolada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura, com caráter de urgência, a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.