320
A presidente do Parlamento Jovem 2014, Beatriz Perez Volner, tem acompanhado o trabalho legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, convidada pelo vereador Roberval Fraiz (PMDB). Depois de participar do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo, presidindo o Parlamento Jovem, a estudante tem também experimentado uma vivencia inédita: a de ser fiscalizadora. Na companhia do vereador, Beatriz visitou diversos pontos da cidade, verificando demandas, a pedido da população.
Entre as reclamações recebidas estão problemas com casas abandonadas, que causam transtornos a vizinhança, com invasão de usuários de drogas e a marginalização da região. Outro problema é com a infestação de árvores por cupins, que representa cerca de 70% das reivindicações do gabinete de Roberval e, em sua grande maioria, apresentam a necessidade de pedir ao Executivo a remoção total da árvore, com a promessa de sua substituição.
Os bairros visitados por Roberval e a vereadora mirim foram Vila Xavier, Centro, Parque das Laranjeiras, Santa Angelina e Cecap. Todas as demandas tiveram encaminhamentos ao Executivo, em sua maioria todos feitos com a participação de Beatriz, que aprendeu na prática a elaboração de indicações e requerimentos.
“Depois que conheci a Beatriz e vi o seu interesse em aprender mais sobre o trabalho parlamentar fiz questão de convidá-la para o estágio em seu período escolar. Ela é interessada e está entendendo a responsabilidade que é ser vereador. Tenho a certeza que nos ajudará a desmistificar a imagem do parlamentar diante a sociedade, porque ela está presenciando o nosso cotidiano, que não se resume apenas ao dia de sessão”, disse Fraiz. Para ele, “a Câmara Municipal está no caminho certo com o projeto do Parlamento Jovem, através da Escola do Legislativo. Esses jovens serão, sem dúvida, adultos mais informados e conscientes sobre a importância da política na sociedade”.
De acordo com o parlamentar, o futuro político poderá ser construído de forma mais coerente e participativo. O que deverá vir da sociedade que está sendo desenhada pelos jovens da atualidade. “Estou muito feliz pela oportunidade de participar do Parlamento Jovem e de acompanhar de perto o trabalho do vereador, especialmente junto do Roberval. A minha família já notou diferença em mim. Estou mais crítica e entendendo que nós, cidadãos comuns, temos a responsabilidade de contribuir para o trabalho na política da nossa sociedade, como, por exemplo, o dos Vereadores”, ressaltou Beatriz. Segundo ela, “todos os adolescentes e jovens deveriam passar por experiência igual. Isso, sem dúvida, fará diferença em nossas escolhas”.
Demandas
Na quinta feira (8), oito casos de árvores com cupins foram constatados por Roberval e Beatriz. Nos quatro casos de casas abandonadas, seus proprietários serão notificados, através da Lei Instituto do Abandono, sancionada em 2014.
Além das demandas, os vereadores fiscalizaram serviços realizados pelo município. O que deixou Beatriz empolgada, de acordo com ela, “foi legal ver que alguns dos pedidos encaminhados por Roberval, com a minha participação, foram atendidos pela Prefeitura. Estou satisfeita e agradeço ao vereador por isso”. A estudante, também está acompanhando o trabalho burocrático de gabinete com a assessoria do parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Em “O Repente em Performance”, Edmilson Ferreira e Antonio Alencar explicam modalidades da Cantoria de Repente enquanto as demonstram com participação do público. Nesta sexta-feira (12), às...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Taubaté no Ginásio da CTI, casa das adversárias, nesta sexta-feira (12), às 19 horas. As araraquarenses estão na 6ª colocação, com 2 v...
Para manter viva a memória da cidade, a Prefeitura disponibilizou em seu site material para que todos interessados usem e compartilhem as imagens reunidas pelo escritor Eduardo Luiz Veiga: Pinacote...
Estão abertas as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o prazo...
A Indicação nº 4250/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), sugere a atuação de vigilantes em espaços públicos onde animais estejam sob a guarda da Prefeitura, como o Parque Pinheirinho....
Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). “Durante vistori...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.