Notícias



Vereadora e pesquisador do IQ/Unesp conversam sobre fábrica de chip



106


A vereadora Edna Martins (PV) se reuniu na tarde de segunda-feira (28) com o Professor Doutor do Instituto de Química da Unesp, Elson Longo, diretor do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDFM), um dos centros de excelência financiados pela Fapesp com foco na pesquisa e desenvolvimento de materiais funcionais nanoestruturados e que também visa estimular a geração de novas empresas de base tecnológica.

A parlamentar, que vem atuando para a criação de um parque tecnológico em Araraquara, obteve informações sobre a possibilidade de implantação de uma fábrica de chip no município, depois de ter lido entrevista concedida à revista Pesquisa Fapesp pelo cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Carlos Paz Araújo, na qual ele fala sobre a mais nova geração de chips feitos com base em memórias ferroelétricas, cuja linha de pesquisa é também desenvolvida pelo centro de pesquisa dirigido pelo professor Longo no IQ/Unesp de Araraquara.

Na entrevista, Araújo afirma que não é possível o Brasil não ter indústria de semicondutores, principalmente pelo tamanho da economia. “O chip é o petróleo da eletrônica. O mundo é dividido em países que têm independência do chip e os que não têm”, afirma.

Longo explicou a Edna que a tecnologia da memória ferroelétrica desenvolvida por Araújo já substituiu os chips magnéticos no Japão e na China. Essa tecnologia foi licenciada pela Panasonic, no Japão, onde é utilizada em cartões de metrô, trens e nas carteiras de habilitação. A memória ferroelétrica tem diversas aplicações, podendo ser utilizada também, por exemplo, como componente da fabricação de carros e em supermercados. “Nos supermercados, a utilização da memória ferroelétrica no lugar de código de barras permitirá um controle integrado dos produtos. Informações como data de validade do produto, nome do fabricante, preço, estoque e quantidade comprada serão colocadas em dispositivo do tamanho de uma pontinha de alfinete. Não é apenas um código de barras, é uma memória inteligente”, explica Longo.

Esses cartões inteligentes também podem ser utilizados como bilhetes para o transporte público, telefonia celular, TV digital e movimentações bancárias.

Em 2008, se cogitou a possibilidade de construção de uma fábrica para produção de semicondutores ferroelétricos (chips) em São Carlos, que teria participação ativa no desenvolvimento de novas memórias ferroelétricas e de novos materiais do grupo de pesquisa de Araraquara dirigido pelos professores Elson Longo e José Arana Varela, atual diretor presidente da Fapesp. Naquela época, as negociações não avançaram e a empresa Symetrix, dirigida por Araújo, decidiu instalar sua fábrica na China. “Foi uma pena, pois, além da fábrica em si, estima-se que outras 300 a 400 novas empresas da cadeia produtiva seriam instaladas na região”, disse Longo.

Após a entrevista de oito páginas na edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp, o tema da instalação de uma fábrica de chip no Brasil voltou à tona e a competência instalada em pesquisa em ferroeletricidade pelo grupo do IQ/Unesp torna Araraquara uma candidata a receber uma fábrica para a produção de chips.

Depois do encontro com o professor Elson Longo, no IQ/Unesp, a parlamentar vai agendar uma reunião entre o pesquisador e o prefeito Marcelo Barbieri, que já foi informado por Edna sobre o assunto e demonstrou grande interesse em conhecer mais sobre as possibilidades de trazer uma fábrica de chip para Araraquara.


Publicado em: 29 de outubro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vacinação dengue

31 de outubro de 2024

A Prefeitura continua a campanha de vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, nas unidades básicas de saúde: Ieda, Vale do Sol, Melhado, Selmi Dei I, Selmi Dei IV, Jardi...



Vestibulinho Etec (31/10)

31 de outubro de 2024

O período de inscrição para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começa nesta quinta-feira (31). A prova será realizada em 15 de dezembro. O valor integral da inscrição é de R$ 39,...



Palestra Saúde Mental

31 de outubro de 2024

A Escola de Governo do Município de Araraquara, em parceria com a Gerência de Saúde Mental, realizará o ciclo de debates “Diálogos em Saúde Mental - Fantasias Virtuais, Narcisismo e Constituição Su...



Refis 2024

31 de outubro de 2024

O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 segue aberto até dia 30 de novembro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas, m...



Feira Tô em Casa (02)

31 de outubro de 2024

No sábado (2), A “Feira Tô em Casa” acontece às 10 horas, no Parque Infantil. O público poderá apreciar os trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos...



Vacina contra Covid (31)

31 de outubro de 2024

A vacinação contra a Covid será retomada nesta quinta-feira (31) nas unidades de saúde do Jardim Ieda, Vale do Sol, Selmi Dei I, Jardim Maria Luiza, Parque São Paulo e Hortências, das 8 às 16 horas...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!