3621
Na tarde da quarta-feira, dia 16, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara participaram de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O objetivo dos parlamentares é conhecer as necessidades da pasta, visando garantir melhores condições de funcionamento dos serviços e garantia de recursos financeiros para os próximos anos, por meio do Plano Plurianual – PPA, peça fundamental das finanças públicas para planejamento ao longo dos próximos quatro anos. A reunião foi organizada pela comissão permanente de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Municipal de Araraquara.
Proteção a mananciais hídricos, nascentes e rios que correm dentro da cidade e em toda a região urbana; poda de árvore, plantio e reflorestamento; vegetação urbana, cuidados com a fauna, manutenção da arborização, fiscalização, educação ambiental e sustentabilidade são apenas algumas das questões cuidadas pela secretaria e que fizeram parte da conversa entre vereadores, o secretário da pasta – José Carlos Porsani e servidores.
Uma das necessidades é que se faça um inventário das árvores do município e isto precisa de recursos públicos. Apenas parte das árvores estão inventariadas e somente na região central da cidade. Outra demanda está na locomoção dos funcionários, para atendimento de fiscalização e outras atividades. Há um rodízio para o uso dos carros e algumas atividades estão prejudicadas, sem visitas nos locais. Apenas três fiscais estão atuando na pasta, o que não atende à demanda. Quando há uma denúncia de poda drástica em andamento, os servidores da pasta não se conseguem realizar qualquer tipo de ação imediata.
Ajudar a normatizar processos, criar condições para que sejam feitas parcerias com o setor privado e outras necessidades da secretaria, além de buscar recursos, são algumas das possiblidades de ajuda que os vereadores compreenderam que podem fazer no Legislativo.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade foi recriada no início deste ano e portanto, ainda está em fase inicial de funcionamento. As atividades que a pasta está absorvendo eram executadas por setores do Departamento Autônomo de Água e Esgoto. Diversos projetos e ações foram apresentados aos vereadores, que se comprometeram a ajudar, coletiva e individualmente, a todas as atividades da pasta.
Participaram da reunião os vereadores Luna Meyer, Fabi Virgílio e Marcos Garrido – integrantes da comissão permanente de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Municipal de Araraquara; Paulo Landim, Lucas Grecco e Thainara Faria; assessores dos vereadores Guilherme Bianco, Rafael de Angeli, Carlão do Joia; o secretaria José Carlos Porsani e servidores da pasta; Ana Carolina Marcondelli, presidente de Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA; Carolina de Mattos Galvão, coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura; Isabella Mattos, orientanda de mestrado do professor Rafael Alves Orsi, do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Ambiental – NEDUA – da UNESP Araraquara e o advogado Marcelo Catalani.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Aniversário da cidade A programação cultural celebrando o aniversário de Araraquara tem início nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a Mostra de Curtas (Paulo Del...
Futsal Pela Liga Sul Minas de Futsal, a equipe masculina Sub-18 da Fundesport Araraquara enfrenta o líder Luiz Antônio, em Rincão (SP), na sexta-feira (22), às 20h40, encerrando a fase de gr...
A manhã da terça-feira (19) trouxe boas novidades para os moradores das regiões das Unidades de Saúde da Família (USFs) “Prof. Dr. Tatsuko Sakima”, no Jardim Indaiá, e “Dr. José Ricardo de Carva...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...
As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!