Notícias



Vereadores participam de encontro estadual para discutir políticas sobre drogas

Vereadora Edna Martins (PV) falou em nome da Câmara de Araraquara

178


“Temos que nos unir para enfrentar o problema das drogas, que é universal”, disse a vereadora Edna Martins (PV), na quarta-feira (5), quando falou em nome da Câmara de Araraquara no “Encontro de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas e Rede de Serviço de Prevenção, Atenção e Reinserção Social: Elaborando Projetos”, realizado no auditório da Unip, na presença de 40 representantes de municípios. O vereador Elias Chediek (PMDB) também acompanhou o evento.

Organizado pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), em parceria com a Coordenação de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, bem como o Comad Araraquara, o encontro teve como principal objetivo trabalhar a questão dos programas federais e estaduais, além das parcerias com os municípios.

Chediek diz que para conter os problemas das drogas a melhor solução é trabalhar a prevenção, antes que o indivíduo descubra os caminhos ruins existentes no mundo. “Temos que resgatar o indivíduo e sua família, sem deixar que se percam por conta das drogas; caso contrário, fica mais difícil o nosso trabalho de combate a elas”, afirmou o vereador.

Edna, que falou em nome da Câmara, anunciou um projeto de educação e prevenção às drogas para jovens e adultos, que será oferecido pela Câmara Municipal de Araraquara, através da Escola do Legislativo em parceria com o Comad. “Estamos nos debruçando sobre um projeto para ser desenvolvido em parceria. A intenção é trabalhar fortemente com a prevenção das drogas no município; um problema que se apresenta em todos os cantos do mundo, e que temos que enfrentar de frente”, concluiu.

De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, os municípios são sacrificados pela falta de repasse de recursos específicos para a implantação de políticas antidrogas. “Temos que reivindicar mais recursos para os municípios, pois eles têm que bancar sozinhos muitas situações que deveriam ser dividida com esferas maiores” frisou Barbieri, dando o exemplo das diversas internações compulsórias que a Prefeitura faz, indicadas pela Promotoria de Justiça da cidade.

Opresidente do Comad – Araraquara, Márcio Servino, disse que a cidade tornou-se referência entre as instituições de combate às drogas, devido às diversas ações desenvolvidas no município. “Conseguimos avançar muito nos últimos anos com a implantação do Comad. Por isso, depois de algumas reuniões, junto ao Coned e outros órgãos que tratam da questão, decidimos incentivar outros municípios a fazer o mesmo: criar um Conselho antidrogas”, afirmou.

 

Palestrantes

Entre os palestrantes estavam coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Mário Sérgio Sobrinho, que explicou a importância e o funcionamento do programa Recomeço; e, o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Danilo Kazuo Machado Miyazaki, que parabenizou Araraquara pela atuação no combate às drogas.

Ambos falaram sobre a importância de políticas sobre drogas, como alguns programas federais e estaduais. Mostraram também a necessidade da construção de projetos que devem ser encaminhados às instancias maiores, para que os municípios tenham mais ferramentas de trabalho. Já o palestrante Dr. Reinaldo Corrêa, delegado do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) trabalhou os aspectos da Política Nacional, a prevenção, cuidado e autoridade.


Publicado em: 06 de junho de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Grande fluxo de veículos no Jardim Botânico causa transtornos no bairro

14 de maio de 2025

O grande fluxo de veículos em alta velocidade na Rua Doutor Genaro Granata tem causado transtornos aos moradores do Jardim Botânico. Pensando nisso, o vereador Aluisio Boi (MDB) enviou a Indicação...



Segurança e custo-benefício de locação de centros de referência são questionados em documentos

14 de maio de 2025

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), presidente da Câmara Municipal, requisitou informações sobre o valor do aluguel e as condições contratuais do local...



Câmara realiza segunda edição da Semana Municipal das Mães Atípicas

14 de maio de 2025

O pontapé inicial da segunda edição da “Semana Municipal das Mães Atípicas”, instituída pela Lei Municipal nº 10.801/23, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), será na quinta-feira (15), às 18...



Documento sugere criação de vaga rotativa de estacionamento em frente à Udefa

14 de maio de 2025

A instalação de uma vaga exclusiva para embarque e desembarque nas proximidades da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa) é o assunto da Indicação nº 2437/2025, de autoria do vereador...



Câmara abre Comissão Processante para prosseguir investigação de denúncia contra vereador

13 de maio de 2025

  Por unanimidade, a Câmara de Araraquara abriu uma Comissão Processante para prosseguir a apuração de uma denúncia de infração político-administrativa envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progr...



Pint of Science – 2025

13 de maio de 2025

Com o objetivo de promover debates descontraídos e relevantes sobre pesquisas científicas em locais informais, como bares e restaurantes, no dia 21 de maio, o Bar do Zinho recebe o festival de divu...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!