916
Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcionários e da Secretaria Municipal da Saúde, na sede da instituição, para tratar de uma pauta de reivindicações da categoria.
Os trabalhadores expressaram preocupação coletiva com pontos específicos e solicitaram a abertura de diálogo para formar uma comissão. O objetivo é buscar a resolução de demandas construídas com base em levantamento junto aos profissionais nos Centros Municipais de Saúde (CMSs), Postos de Saúde da Família (PSFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Atenção Especializada, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Fundação Municipal Irene Siqueira Alves “Vovó Mocinha” – Maternidade Gota de Leite (Fungota).
O primeiro ponto levantado foi a educação permanente, pois segundo os técnicos, existe uma capacitação desigual entre os membros da equipe multiprofissional, o que compromete a qualidade da assistência. Afirmaram que “médicos e enfermeiros têm acesso recorrente a processos formativos, enquanto técnicos de enfermagem recebem treinamentos esporádicos e muitas vezes fora do horário de trabalho”. Foram feitos vários apontamentos com relação ao tema capacitação.
Foi apresentado ao subsecretário da Atenção Básica, Vagner Prates, um relatório sobre dimensionamento das equipes, assédio, condições de trabalho e segurança, o que comprometeria o atendimento prestado à população. Exemplificando: 65,4% dos técnicos relatam atuar com equipe insuficiente e 70,7% se sentem sobrecarregados, além de outros números.
Problemas estruturais também foram apontados, como equipamentos obsoletos, ar-condicionado, falta de insumos e medicamentos, além de escalas.
Para o vereador Aluisio Boi (MDB), a reunião foi bastante produtiva nesse início de diálogo. “O Vagner e sua equipe foram muito atenciosos e ouviram as justas reivindicações da categoria. Com a diminuição das tensões, os técnicos poderão trabalhar com mais tranquilidade, se qualificar, e isso traz um retorno para a população na forma de um atendimento cada vez melhor e mais humanizado.”
O parlamentar parabenizou todos os que se sentaram à mesa para conversar, e frisou que “a Câmara Municipal está perto, reverberando os assuntos importantes, pois os vereadores Marcão da Saúde, Guilherme Bianco e Michel Kary também estiveram presentes e novamente se colocaram à disposição para aquilo que visa a melhorar a saúde na ponta, ou seja, para a população, em cada setor da cidade”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada a...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.