Notícias



Violência contra a mulher é tema na Tribuna Popular da Câmara



673


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara, Maria Regina Rolfsen Francisco Chediek, acompanhada pela Coordenadora do Centro Afro, Alessandra de Cássia Laurindo, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária da terça-feira (24), para falar sobre o Seminário da Não Violência Contra a Mulher.

 

Regina lembrou que em 25 de novembro de 1999 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher como a busca para estimular que se discuta o tema tão importante. Agradeceu a artista Plástica Márcia Camargo que criou a gravura para o material de divulgação e destacou os eventos realizados no mês de novembro:

- Dia 9 – Abertura do seminário na Uniara com a presença da vereadora Edna Martins (PSDB) que apresentou dados sobre o Mapa da Violência 2015.

- Dia 11 - O emprego e a renda feminina em Araraquara - com Prof. Doutora Helena de Lorenzo, Mirlene Severo e Arary Ferreira.

- Dia 12 - “O desrespeito ao feminino e as várias faces da violência” – Prof. Dr. Zildo Gallo.

- Dia 13 - ”As diversas faces da Violência contra a mulher desdobramentos e luta”, com a advogada Fernanda Varques Martins.

- Dia 23 - Mesa redonda - “Lei do Planejamento familiar” implicações para a realização da laqueadura: avanços e desafios. Também convidou para o encerramento do seminário na quarta-feira (25), na Praça das Bandeiras, com a exibição do filme Anjos do Sol e em seguida um debate com Carlos Eduardo do Carmo Oliveira, psicólogo e psicanalista.

 

Maria Regina apontou a violência contra a mulher no mundo e no em nosso país: “O Brasil é o quinto país do mundo onde mais se matam mulheres. Atrás apenas de Rússia, Guatemala, Colômbia e El Salvador. O país tem uma taxa de 5 mortes por 100.000 mulheres, de acordo com o estudo Mapa da Violência 2015” disse.

 

Alessandra Laurini frisou a importância do mês de novembro que agregou o movimento negro e a luta das mulheres, destacando a marcha das mulheres negras em Brasília com mais de 50 mil participantes e com a conquista de uma pauta extensa com a presidente Dilma Rousseff. “Lamento que a grande mídia brasileira tenha destacado apenas o incidente no final, onde houve confronto e violência, não o movimento em si. Peço aos senhores vereadores uma nota de repúdio contra o ocorrido na Capital”, solicitou.


Publicado em: 25 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova permissão para que estabelecimentos coloquem mesas e cadeiras em praças

27 de janeiro de 2026

              Nove projetos foram aprovados pela Câmara Municipal na 47ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (27).               O Plenário confirmou, em segundo turno, a aprovação de um...



Infiltrações e goteiras na USF do Jardim Marivan continuam após reformas

27 de janeiro de 2026

Reformada em 2024, a Unidade de Saúde da Família (USF) “Adolfo Leo” precisa de reparos no telhado, conforme apontado pelo vereador Aluisio Boi (MDB) em Indicação enviada ao Executivo recentemente....



Quadra esportiva da Praça do Faveral precisa de melhorias

27 de janeiro de 2026

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede que sejam realizadas melhorias na quadra poliesportiva da Praça do Faveral, localizada na Vila José Bonifácio.   A In...



Transporte escolar (27/01)

27 de janeiro de 2026

A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara informa que o cadastro e a renovação dos beneficiários do transporte escolar passaram a ser realizados de forma totalmente online por este site, sem...



Estradas de terra em más condições prejudicam moradores do Assentamento Monte Alegre

27 de janeiro de 2026

O vereador Michel Kary (PL) encaminhou à Prefeitura a Indicação nº 604/2026, na sexta-feira (23), solicitando a reparação das estradas de terra que ligam o Assentamento Monte Alegre a outras regiõe...



Programas educativos e uso de praças serão discutidos pela Câmara nesta terça-feira (27)

26 de janeiro de 2026

A Câmara Municipal realiza, na terça-feira (27), a 47ª Sessão Ordinária. Na Ordem do Dia, constam oito projetos, mas novos itens ainda poderão ser incluídos.   Após aprovação em primeiro turno, r...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!