Notícias



Advogada Maria José Sanches Lisboa Rodrigues recebe Título de Cidadã Araraquarense

Baiana de nascimento, Mazé mora em Araraquara desde 1999 e contribuiu com a Santa Casa por 17 anos; homenagem é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT)

2652


A advogada Maria José Sanches Lisboa Rodrigues, conhecida como Mazé, recebeu o Título de Cidadã Araraquarense em Sessão Solene da Câmara Municipal na última sexta-feira (28). A homenagem é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT).

 

Nascida na cidade baiana de Itanhém, Mazé mora em Araraquara desde 1999 e constituiu família na Morada do Sol com o esposo, Gesiel, que também é advogado. Ela prestou serviços à Santa Casa de Araraquara durante 17 anos.

 

Filha do advogado Ary Moreira e da pedagoga Maria José, a homenageada seguiu os passos do pai e formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Foi assessora da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia, fez pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e também em Direito Previdenciário.

 

Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 5ª Subseção Araraquara, Mazé é integrante da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão dos Direitos Humanos. A advogada também foi uma das fundadoras do grupo Juristas de Araraquara pela Democracia (Jade), coletivo que se uniu para defender a democracia e a coletividade.

 

“Mazé é dessas mulheres inquebráveis, incansáveis. Mulher que leva o Sol estampado no rosto. Uma retidão com o Direito que enche de orgulho o peito. Desejo que o mesmo fogo potente que é o seu ser, minha baiana predileta, faça ferver seu coração na nossa Morada do Sol. Seja bem-vinda, nova filha de Araraquara. Cidade que te acolheu, protegeu e enalteceu”, declarou Fabi.

 

Representando o Executivo, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), parabenizou a homenageada. “Trabalhar pela justiça e pela proteção dos direitos humanos gera impacto positivo na vida de muitas pessoas. E por isso, hoje, aplaudimos a sua carreira nesta homenagem”, afirmou.

 

A vice-presidente da OAB – 5ª Subseção Araraquara, Clara Alvarenga, disse que Maria José é um exemplo de advogada. “É um espelho. Eu vejo a sua ajuda quando a gente precisa. Eu vejo a sua luta pela advocacia. E isso nos honra muito. Quero te parabenizar por essa honraria. A 5º Subseção de Araraquara tem muito orgulho de ter você como filha”, declarou.

 

Mazé relatou estar honrada e emocionada por receber a honraria. “Considero este momento um dos mais importantes, marcantes e inesquecíveis de minha trajetória”, disse. “A Rua 5, a Igreja da Matriz, a Estação Ferroviária, o time da Ferroviária, o cheiro de laranja: tudo isso, agora, também é meu. Muito obrigado, Araraquara”, complementou.

 

A homenageada ainda destacou a luta por uma sociedade mais fraterna e humana. “Não há como abrir mão do nosso papel de agentes transformadores, especialmente quando há consciência e sensibilidade acerca das diferenças, das desigualdades, das injustiças e da violência contra os mais vulneráveis. Meu compromisso em favor de Araraquara é reforçar essa luta e me colocar à disposição para a construção de uma sociedade ainda mais valorosa e fraterna, onde o Sol possa brilhar, de fato, para todos”, concluiu Mazé.

 

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 31 de julho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!