1814
Garra e representatividade marcam a trajetória do futebol feminino da Ferroviária, que foi bicampeão do Campeonato Brasileiro ao vencer o Corinthians nos pênaltis no domingo (29). Além da taça, a equipe de Araraquara também teve uma conquista inédita no país: Tatiele Silveira é a primeira mulher técnica a ser campeã do torneio.
Na quinta-feira (3), todo o time foi homenageado na Prefeitura. O prefeito Edinho Silva (PT) frisou o significado da vitória. “É um trabalho árduo para a mulher se afirmar em um ambiente tido como masculino. Romper esse preconceito é um desafio para vocês, que representam muito mais que vocês mesmas. Sabemos do exemplo de superação de cada uma. Araraquara sempre será a cidade das guerreiras grenás.”
Representando a Câmara Municipal, o vice-presidente Edio Lopes (PT) também elogiou o desempenho da equipe. “Vocês conquistaram uma vitória desejada por muitos atletas e já entraram para a história por toda essa garra. Parabéns!”
Guerreiras Grenás
A técnica do time reconheceu a importância de toda a equipe. “Só conseguimos esse título nacional por causa da dedicação do grupo. E, meninas, vocês foram sensacionais. Só posso agradecer a Prefeitura e a Ferroviária pelo respeito com o futebol feminino. Estou vivendo um sonho!”
A coordenadora de futebol feminino, Ana Lorena Marche, também proferiu palavras de incentivo às atletas. “Muitas jogadoras tiveram a realidade transformada pelo esporte e, hoje, quando as meninas da sub olharem para vocês vão pensar: nós também podemos.” O presidente da Ferroviária, Carlos Alberto Salmazo, lembrou a tradição do time. “Desde a década 60, Araraquara tem o DNA do futebol, mas tivemos uma pausa. Hoje, essas meninas resgataram esse DNA.”
Com uma trajetória destacada pelo prefeito, por pedalar 26 quilômetros diariamente para treinar, a jogadora Andréia Rosa destacou o propósito inicial da equipe. “Desde o primeiro dia, queríamos esse título. Só posso agradecer a todas que deram o máximo de si. Olhando o caminho que eu fazia para ir ao treino, eu penso: olha aonde nós chegamos!”
Após os pronunciamentos, as jogadoras entregaram a taça à coordenadora da Secretaria Municipal Esportes e Lazer, Roseli Gustavo, e uma medalha ao prefeito, que aproveitou a oportunidade para anunciar um patrocínio anual firmado com o empresário Antônio Aparecido Galli.
Também participaram do evento os vereadores Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim (PT), Toninho do Mel (PT) e Zé Luiz – Zé Macaco (Cidadania); o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), a presidente da Fundesport, Milena Pavanelli, e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Everson Inforsato, o Dicão.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.