Notícias



Aprovada instituição de comissão em defesa da cultura e da educação

Proposta é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT)

353


Durante a 2ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Araraquara, foi aprovado o projeto da vereadora Fabi Virgílio (PT), para a instituição de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) na Casa de Leis.

Denominada “Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação”, a CEE tem o objetivo de apoiar, ampliar, promover e desenvolver ações relacionadas à cultura e à educação. Entre as principais atribuições estão o apoio às secretarias municipais de Cultura e de Educação, com vistas à reestruturação administrativa, ampliação do quadro funcional e fortalecimento político; proposição de medidas para ampliação do orçamento destinado às referidas secretarias; aprimoramento e apoio ao Fundo Municipal de Cultura; estudo e debate da legislação voltada à consolidação e à ampliação da política cultural e educacional do município; e a atualização da legislação referente aos conselhos municipais de Cultura e da Educação.

De acordo com a parlamentar, a missão da Frente é fomentar o diálogo, estudar, capacitar, produzir, elaborar e propor políticas públicas sobre eixos que perpassam a existência desses dois instrumentos da sociedade. Temas como educação, patrimônio cultural (material e imaterial), defesa dos direitos dos povos originários, ofícios e saberes populares, oficinas culturais, formação profissional em artes, produção cultural, leis de fomento e democratização do acesso à arte e à educação emancipadora serão os caminhos trilhados pela Comissão.

“Como Casa do Povo, temos como dever criar pontes para fomentar a discussão entre o que a gente pensa e o que a sociedade pensa. É por isso que as Frentes são instrumentos que criam esse diálogo, com toda a potência que existe. Quando falamos em cultura e educação, falamos de senso crítico, de emancipação cidadã, de saúde pública, de segurança pública. A cultura e a educação são tudo aquilo que nos liberta”, finaliza Fabi.

 

Como funciona a CEE

A comissão é composta por três vereadores, que serão nomeados mediante ato da Presidência, a ser publicado dentro do prazo de 15 dias, contado a partir da vigência das resoluções, observando, sempre que possível, a representação proporcional partidária.

Poderão participar da CEE, na condição de convidados, membros das secretarias municipais, bem como pessoas naturais de notório saber e representantes de entidades que possuam pertinência temática com o objeto de estudo da comissão.

A comissão terá duração de dois anos, admitindo-se que este prazo seja prorrogado dentro da legislatura em curso, não podendo ultrapassá-la. Em até dez dias após seu término, a CEE deverá protocolizar relatório final dos trabalhos.

Os membros da CEE se reunirão para indicar seu presidente e seu relator, bem como para estabelecer seu plano de trabalho. Na consecução de seus objetivos, poderão atuar em conjunto com órgãos da Administração Pública direta e indireta, bem como organizações da sociedade civil.


Publicado em: 29 de janeiro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Comércio ambulante de Araraquara será debatido em Audiência Pública

12 de fevereiro de 2025

Uma Audiência Pública na próxima segunda-feira (17), às 14h30, no Plenário da Câmara de Araraquara, irá debater o tema “Comércio Ambulante: em prol de uma regulamentação justa e inclusão econômica”...



Câmara de Araraquara aprova 18 projetos em Sessão Ordinária nesta terça-feira (11)

12 de fevereiro de 2025

Após mais de nove horas de debates e votações, a Câmara Municipal de Araraquara aprovou 18 projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (11), que terminou já na madrugada de quarta-feira (12). S...



Situação do Centro de Conservação e Restauração de Acervos Diversos é alvo de questionamentos

11 de fevereiro de 2025

Em requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações à Secretaria Municipal de Cultura sobre o Centro de Conservação e Restauração de Acervos Diversos (Cecrad)....



Senac

11 de fevereiro de 2025

O Senac conta com 70 mil bolsas de estudo em temas como tecnologia da informação, gestão e negócios, gastronomia e comunicação. Os cursos técnicos e livres são gratuitos e com os materiais didático...



Inscrições Guri até 14/03

11 de fevereiro de 2025

Começaram as inscrições para o Guri, programa que oferece cursos gratuitos de canto e instrumentos, do popular ao erudito, para crianças a partir de 6 anos. As aulas tiveram início no dia 10 de fev...



Escolinhas de Esportes (11/02)

11 de fevereiro de 2025

As inscrições para as Escolinhas de Esportes começam na quarta-feira (12), diretamente nos locais onde as atividades acontecem. Há grande variedade de modalidades esportivas, como capoeira, basquet...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!