1169
Em reunião com o coordenador de Mobilidade Urbana, em 11 de outubro de 2018, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) discutiu a possibilidade de um projeto de lei que criasse bolsões para motos em vias com sinalização semafórica e grande fluxo de veículos. O objetivo era diminuir o número de acidentes envolvendo motos no município.
“Os bolsões consistem em um espaço reservado para motos à frente dos outros veículos, a fim de que os motociclistas aguardem até a abertura do sinal e larguem antes dos automóveis. Essa sinalização já é utilizada em grandes cidades, como São Paulo e Porto Alegre. Esperamos que, com essa novidade, os motociclistas tenham mais visão e o seu espaço respeitado, evitando atropelamentos e colisões”, explicou o parlamentar.
Na ocasião, o coordenador aprovou a iniciativa. “Vamos realizar um estudo para verificar as regiões nas quais a geometria viária permite a modificação e iniciaremos os trabalhos. É uma ótima ideia para reduzir os acidentes envolvendo motociclistas.”
Após a consulta com retorno positivo, o vereador fez a Indicação nº 4.215/2018, encaminhada ao Executivo no dia 28 de outubro de 2018. No documento, Gerson pede para que sejam estabelecidos bolsões de proteção para motocicletas nas vias providas de semáforo.
O parlamentar solicitou, ainda, o atendimento da indicação com urgência, detalhando que “os bolsões de proteção serão implantados basicamente em vias com circulação considerável de motocicletas e conflito veicular, devendo ser observadas a segurança viária e a análise técnica do órgão responsável e implantada nas vias que têm condições geométricas para tanto”.
Na quarta-feira (3), Gerson pôde ver seu pedido atendido. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, iniciou a implantação da faixa de parada exclusiva para motos nos semáforos das principais ruas da cidade. Os primeiros locais a receberem as faixas exclusivas foram a Avenida Padre José de Anchieta e a Rua Nove de Julho (Rua 2). Nos próximos dias, também receberão a nova sinalização a Rua São Bento (Rua 3) e a Avenida Bento de Abreu.
“É notório o aumento da frota de motocicletas no território nacional e, em especial, na cidade de Araraquara. Assim, novas políticas devem ser elaboradas visando não só a melhoria do trânsito no município, mas também a segurança de seus usuários, disciplinando e buscando reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Agradeço ao setor de Mobilidade Urbana por atender mais esse pedido”, finaliza o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.