Notícias



Ato marcou lançamento de Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação

Evento contou com presença virtual do escritor Frei Betto e de artistas e educadores da cidade

96


No dia 27 de março, é celebrado o Dia do Circo. A data inspirou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação, que ocorreu na sexta-feira (26) à noite, de forma virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da TV Câmara Municipal de Araraquara. O ato é fruto da Comissão Especial de Estudos (CEE), que tem a vereadora Fabi Virgílio (PT) como presidenta, ao lado dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Filipa Brunelli (PT).

Segundo Fabi, a frente terá como fio condutor duas ações mensais: uma de formação e emancipação cidadã e outra para ações efetivas viabilizadas por meio dos mandatos parlamentares. “Utilizaremos instrumentos, como projetos de lei, requerimentos de informação, programas e o que mais tiver ao nosso alcance para pensar e construir junto com a sociedade”, anunciou.

 

Frei Betto

Convidado de honra, o escritor Frei Betto parabenizou a iniciativa e recomendou: “Se vocês estão formando esta frente, espero que ela chegue à ponta e realmente ajude setores populares para que tenham memória de sua história, porque a memória é nosso fator de identidade”. Por fim, o frade dominicano reiterou a importância de acabar com a ideia que cultura é apenas aquilo que tenha êxito: “Todo mundo tem cultura, não existe quem tem mais ou menos cultura, as culturas são diferentes e complementares e isso é fundamental para recuperar a autoestima do povo”. Frei Betto é Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, e foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.

Para a deputada estadual Márcia Lia (PT), este tipo de evento “nos faz acreditar que é possível lutar por um mundo melhor, é possível lutar para devolver ao povo brasileiro a democracia, devolver a sua soberania, a sua autoconfiança de que dias melhores virão e que teremos força, coragem e resistência para enfrentar.”

Na opinião do vereador Guilherme Bianco, o lançamento é um marco para a Câmara Municipal de Araraquara. “Esta frente vem dizer sim à escola pública, ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), à democratização e universalização do ensino público gratuito e de qualidade, é dizer sim à democracia, é falar que a Câmara tem um profundo compromisso com as pautas do nosso povo”, afirmou.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, ressaltou que, além da retomada da base, é preciso mudar a forma de comunicação para que mais pessoas sejam envolvidas. “Precisamos compreender que, muitas vezes, as pessoas estão em realidades distintas da nossa, estão vivendo a vida com toda a pressão que o capitalismo impõe”, pontuou.

Pensamento semelhante foi compartilhado pela secretária municipal de Educação, Clélia Mara: “Este entrelaçamento de cultura e educação é vital para a libertação do nosso povo, é vital para construção de identidades de um povo que pensa a partir de si mesmo”. Para a titular da pasta de Cultura, Teresa Telarolli, a Frente tem uma missão ambiciosa e representa um marco na história da cidade. “Vai ter um antes e vai ter um depois em Araraquara. Continuaremos sendo resistência. Não vamos permitir que vença o esquecimento, a violência, a opressão”.

O evento contou ainda com diversos artistas e representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal.

 

Sobre a Frente Parlamentar

Conforme disposto na resolução que instituiu a CEE, entre as principais atribuições da frente estão o apoio às secretarias municipais de Cultura e de Educação, com vistas à reestruturação administrativa, ampliação do quadro funcional e fortalecimento político; proposição de medidas para ampliação do orçamento destinado às referidas secretarias; aprimoramento e apoio ao Fundo Municipal de Cultura; estudo e debate da legislação voltada à consolidação e à ampliação da política cultural e educacional do município; e a atualização da legislação referente aos conselhos municipais de Cultura e da Educação.

 

A seguir, a íntegra da transmissão: 

 


Publicado em: 26 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!