Notícias



Câmara homenageia Dimerval Ramos em espaço no Parque do Pinheirinho

Ato de descerramento de placa que denomina dispositivo viário dentro do parque foi realizado na segunda-feira (6), com presença de familiares de Dimerval


Uma homenagem à história de vida de Dimerval Ramos foi materializada pela Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (6), no Parque do Pinheirinho, com o descerramento de uma placa que denomina “Nadador Dimerval Ramos” um dos dispositivos viários localizados dentro do parque municipal.

A denominação foi realizada após Projeto de Lei da então vereadora Thainara Faria (PT), atualmente deputada estadual. Depois da aprovação na Câmara, a homenagem foi sancionada pela Prefeitura por meio da Lei Municipal nº 9.220, de 15 de março de 2018.

Dimerval tinha uma relação muito próxima com o Pinheirinho, onde era frequentador assíduo e contribuía com a manutenção do espaço. Seu nome agora está fixado no dispositivo viário próximo ao Centro de Controle de Zoonoses e ao lado do início da represa.

“É um gesto simbólico de reconhecimento por sua dedicação por este lugar. Desde os anos 1980, quando veio morar no Jardim Pinheiros, ele viveu uma história de verdadeira paixão pelo parque. Tinha uma conexão profunda que cresceu ao longo do tempo devido à boa energia que este lugar emana e ao seu amor por tudo o que vem da natureza. O Pinheirinho se tornou mais do que um espaço verde. Tornou-se o palco de momentos felizes e tranquilos na vida do senhor Dimerval”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT).

Autora do projeto da homenagem, Thainara Faria destacou que a história de Dimerval é um exemplo de conservação da natureza. “Se 10% do mundo fosse como o Dimerval, nós estaríamos vivendo em um mundo muito melhor. Ele nos ensinou que tudo aquilo que a gente retira, a gente precisa devolver de alguma forma. Ele vinha aqui, recompunha suas energias com um nado no lago, fazia sua conexão com a natureza através das plantas, dos animais aqui presentes. Levava para a família um sorriso, uma companhia amiga e fazia esse ciclo maravilhoso de fé e de amor. Esse reconhecimento é importante”, disse a deputada.

Fernanda Paula Ramos, filha do homenageado, compartilhou memórias de Dimerval envolvendo o Pinheirinho. “Foi uma pessoa que amou muito este lugar. Ele era conhecido aqui como ‘nadador’, porque todos os dias vinha nadar. Com frio, com chuva, o que fosse. Ele falava que a forma de agradecer toda a beleza deste lugar era cuidando. Era o segundo lar dele. Cuidava com muito carinho. Agradeço a presença de todos. É uma placa muito merecida”, declarou.

Além de Fernanda, estiveram presentes diversos familiares de Dimerval: a esposa, Lázara; as filhas Patrícia, Flávia e Lilian; as irmãs Dagmar e Doramar; as tias Nilza e Neli; o neto Domini; entre outros.

Também participaram do ato a secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; a coordenadora de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão; a comandante da Guarda Civil Municipal, Juliana Záccaro; e a ouvidora-geral do Município, Fernanda Fegadoli do Nascimento.

 

Biografia

Dimerval Ramos nasceu em Paraguaçu (MG), em 20 de abril de 1951, e veio para Araraquara quando tinha 5 anos. Estudou na Escola Estadual “Professor Victor Lacorte”, onde conheceu Lázara, com quem se casou e teve quatro filhas.

Sua história com o Parque do Pinheirinho começou na década de 1980. Dimerval era também um inventor e sempre pegava alguns de seus inventos e ia até o parque. Nadava e ajudava a cuidar do local, passando uma boa parte do seu dia entretendo as crianças e os adultos com suas histórias.

Dimerval faleceu em 17 de julho de 2017, aos 66 anos, deixando saudades aos que com ele tiveram oportunidade de conviver.


Publicado em: 07 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!