Notícias



Câmara realiza noite de homenagens em celebração ao Mês da Consciência Negra

Solenidade marcou a entrega dos prêmios 'Zumbi dos Palmares' e 'Doutor Laphayetti Alves' em cerimônia que reconheceu o trabalho de mulheres negras


A noite de sexta-feira (24) foi marcada por homenagens na Câmara, com eventos que já são tradicionais nas comemorações do Mês da Consciência Negra em Araraquara: os prêmios “Zumbi dos Palmares” e “Doutor Laphayetti Alves – Profissional Jurídico do Ano”, entregues para a goleira titular da Ferroviária, Luciana Maria Dionizio, e a advogada Rosimeire Motta, respectivamente.

Na solenidade conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT), a atleta nascida em Belo Horizonte (MG), também recebeu a honraria de “Cidadã Araraquarense,” de iniciativa da ex-vereadora e agora deputada estadual, Thainara Faria (PT), conforme Decreto Legislativo nº 1.106/2021.

Na sequência, Luciana ainda ganhou o “Prêmio Zumbi dos Palmares” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), igualmente indicado pela parlamentar e concedido anualmente a entidades e personalidades que se destacaram pela contribuição com a cultura negra brasileira e o combate à discriminação racial.

Thainara destacou o esforço diário de mulheres negras como Rosimeire na advocacia e reconheceu a importância da presença dessas profissionais no ambiente forense. “Eu agradeço por você ter sido resistência e representar as mulheres pretas no Judiciário como advogada, para que a gente possa olhar para a frente e andar de cabeça erguida, sabendo que não estamos sozinhas,” concluiu.

Para Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais do Município, os prêmios são uma forma de reflexão sobre o racismo que ainda está presente em muitas áreas da sociedade, como o Judiciário, além de promover a quebra de padrões tradicionais quando se elege uma homenageada que, pela primeira vez, não é nascida em Araraquara.

O prefeito Edinho Silva (PT) iniciou sua fala relembrando que homenagear uma advogada negra pode inspirar meninas a acreditarem em seus sonhos e entenderem que é possível conquistarem espaços dentro de uma sociedade que há séculos tem oprimido essas mulheres. Em seguida, relembrou a trajetória de Luciana, sua luta contra o racismo no futebol e a superação de injustiças em sua carreira.

Rosimeire Motta, vencedora do “Doutor Laphayetti Alves – Profissional Jurídico do Ano”, fez um discurso emocionado agradecendo a todos os que a antecederam e lembrando as dificuldades enfrentadas em sua jornada como mulher e advogada negra. “Hoje eu olho para trás e vejo pessoas corajosas que eu pude acompanhar e me espelhar, que enfrentaram adversidades e com muita resiliência conseguiram superar desafios, nos dando agora oportunidades e direitos que antes nos foram negados”, concluiu.

Luciana Dionísio finalizou as exposições da noite demonstrando gratidão a todos os responsáveis pela homenagem, recordando episódios de preconceito enfrentados dentro e fora dos gramados. “Fico muito feliz de ter recebido esse prêmio e eu vou lutar até o final contra o racismo, mostrando para as meninas que elas podem, sim, chegar onde eu cheguei, conquistar o que conquistei e ser o que sou ou até mais. Eu vou lutar por essa causa até o final da minha vida”, desabafou a atleta.

Ainda estiveram presentes na solenidade a vereadora Fabi Virgílio (PT), os membros da Frente Parlamentar Antirracista, vereadores João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB), o presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB 5ª Subsecção de Araraquara, o advogado Walle Camargo, o vice-presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB de Araraquara, o advogado Cláudio Claudino, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, representantes da Associação Ferroviária de Esportes, da sociedade civil e de religiões de matriz africana, além de familiares e amigos das homenageadas.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro TV e pode ser assistido a qualquer momento pelo Facebook ou YouTube.

 

Sobre as homenageadas

Luciana Maria Dionizio

Natural de Belo Horizonte (MG), é reconhecida pela dedicação, foco e enfretamento ao racismo dentro do futebol. Com o time das Guerreiras Grenás, ela foi campeã paulista em 2013, da Copa do Brasil em 2014, do Brasileirão em 2014 e 2019, da Libertadores da América em 2020, da Supercopa do Brasil em 2022 e da Copa Paulista Feminina em 2023. Com a Seleção Brasileira, também foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em 2015. Conhecida por sua habilidade de fazer defesas difíceis e por sua liderança dentro de campo, Luciana ainda foi eleita a melhor goleira do Campeonato Paulista Feminino de 2019 e do Brasileirão de 2019 e de 2021.

 

Rosimeire Motta

Filha de Dercy Motta e Dirce Barboza Motta, é casada com Osvaldino Machado. Formada em Direito pela Universidade de Araraquara, com pós-graduação em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Anhanguera, é advogada nas áreas Cível, Trabalhista e Previdenciária. Recebeu o Prêmio “Doutora Rita de Cássia Ferreira” na edição de 2022, em celebração ao Dia da Mulher Negra, Latino-Caribenha e Tereza de Benguela, que homenageou dez mulheres negras de destaque em Araraquara.


Publicado em: 27 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!