Notícias



Câmara recebe informações sobre manutenções na UPA da Vila Xavier

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) havia solicitado os dados via requerimento

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara


Após solicitar, via indicações, melhorias para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou, em novembro de 2023, o Requerimento nº 969/2023 à Prefeitura, questionando quais manutenções já foram realizadas.

Em resposta, foi informado que as manutenções prediais na unidade são feitas pela equipe própria de manutenções da Fungota, que realiza os reparos conforme as demandas vão surgindo, e os gastos são limitados à aquisição de materiais, como lâmpadas, torneiras e fechaduras. Já o conserto de aparelhos de ar-condicionado e equipamentos médicos, por exemplo, é realizado por empresas especializadas contratadas pela fundação.

Também foi explicado que os aparelhos de ar-condicionado que não têm mais conserto são substituídos, sendo que, no momento, há um processo em andamento para a aquisição de sete aparelhos para os setores: Classificação de Risco, Sala de Curativo, Necrotério, Sala de Observação, Sala de Emergência, Guarita da Guarda Municipal e Repouso Médico Masculino.

Em relação à manutenção do banheiro feminino, o qual estava interditado, conforme constatado pelo vereador, a Prefeitura explicou que já foi feita a manutenção na mesma semana em que o problema foi apresentado.

O Executivo não informou se as caixas de isopor onde são acondicionadas as marmitas dos funcionários foram substituídas, como havia solicitado o vereador.

Segundo o parlamentar, o requerimento foi feito após a verificação de vários problemas que precisavam ser sanados na unidade, gerando, preliminarmente, o protocolo de três indicações à Prefeitura, que apontavam degenerações no local, como aparelhos de ar condicionado quebrados, camas de descanso com o colchão rasgado, chuveiros quebrados, macas remendadas, armários presos por fitas e enferrujados, cadeira quebrada sendo segurada por fita, teto com bolor, toldo da sala de medicação sem manutenção e marmitas sendo acondicionadas em caixas de isopor em péssimas condições.

“No dia 27 de janeiro, às 21h30, estive na UPA para nova apuração e pude constatar que além da maioria dos problemas apontados anteriormente não terem sido sanados, novas situações a serem observadas pela gestão da unidade já apareceram, como a necessidade de utilização, por parte dos funcionários, de seus celulares particulares para que informações sobre o estado dos pacientes sejam passadas ao sistema, devido a um bloqueio na internet do local; falta de produto de limpeza específico para área hospitalar; áreas expostas a odores externos que indicam problemas com retorno de esgoto; ar condicionado quebrado em diversas salas; falta de cabos para acompanhamento do batimento cardíaco e pressão arterial nos monitores da sala de observação, dentro muitos outros”, aponta Assis.

Para o vereador, “é evidente que está havendo uma grave falha na gestão da unidade e meu objetivo é salvaguardar a saúde e o bem estar dos usuários e funcionários do local, apontando os problemas e fiscalizando se estão sendo solucionados, mas, infelizmente, o documento recebido não responde detalhadamente os questionamentos enviados, não contém o cronograma de manutenções e vistorias realizadas no local em 2023 e praticamente limita-se a informar que a Fungota é a responsável pela manutenção, o que já era previamente conhecido”.


Publicado em: 30 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!