1240
A fim de apurar os serviços de saúde mental oferecidos pelo Município, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou, em outubro, o Requerimento nº 853/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre todos os programas, políticas públicas, núcleos, centros de referência, polos e campanhas atualmente em vigor em Araraquara.
Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Emilio, explicou que a atenção à saúde mental é oferecida por meio da Rede de Atenção em Saúde (RAS) e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
A rede de urgência e emergência, composta pelas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), complementa os atendimentos da Raps.
De acordo com o gestor, os principais responsáveis pela promoção em saúde mental são a Atenção Primária em Saúde (APS), composta pelas unidades básicas de saúde e pelo Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF); e a Assistência Especializada, que oferece atendimento aos pacientes com necessidades específicas. Para ter acesso a estes serviços a porta de entrada é a atenção básica.
Unidades da Assistência Especializada
Faz parte da rede de Assistência especializada o Centro de Referência em Saúde Mental do Adulto (Crasma), que atende adultos acima de 18 anos a 60 incompletos, realizando cerca de 850 atendimentos mensais.
O Espaço Crescer também presta assistência especializada a crianças e jovens de 3 a 18 anos, com uma média de 1000 atendimentos por mês. Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) possui uma média mensal de 543 pacientes, com atendimento específico a pacientes em uso de álcool e substâncias psicoativas.
O Centro de Atenção Psicossocial Tipo Il (Caps II) tem como foco o tratamento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, além dos pacientes de autoextermínio. A unidade também recebe demanda espontânea e a média mensal de atendimentos é de 500 pacientes.
Campanhas para promoção da saúde mental
Em relação às campanhas realizadas pelo Município, Emilio explicou que, em maio, acontece a “Luta Antimanicomial", aproveitando este mês para conscientização da inclusão e cuidado dos pacientes, que devem ser integrados à sociedade.
Em junho, ocorre a semana de conscientização do uso abusivo de álcool e drogas. Em setembro, é organizado o "Setembro Amarelo", mês com atividades para conscientização, cuidado e prevenção ao suicídio. Por fim, em 10 de outubro, é celebrado o "Dia da Saúde Mental", com atividades sobre a importância do cuidado e atenção nessa área.
"É importante salientar que a Secretaria Municipal da Saúde mantém um compromisso contínuo com a promoção da saúde mental, por meio dessas unidades e serviços, garantindo atendimento e suporte à toda a população que necessita de cuidados nessa área”, concluiu o coordenador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
No sábado (23), das 9h30 às 13h, o Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel", localizado no Parque Infantil (Avenida São Geraldo, s/nº, entre as ruas 3 e 4, no Centro), receberá mais uma edição da...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.