Notícias



Carlos Alberto do Amaral, do ‘Magnatas do Pagode’, recebe Diploma de Honra ao Mérito

Integrante de grupo que marcou época na música das décadas de 1980 e 1990 foi homenageado pela Câmara em Sessão Solene na sexta-feira (1º), em iniciativa do vereador João Clemente (PSDB)


Um músico que lutou pela igualdade racial por meio de sua obra. Essa é a síntese dos depoimentos sobre Carlos Alberto do Amaral, que recebeu o Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Câmara Municipal na noite de sexta-feira (1º). A homenagem é de iniciativa do vereador João Clemente (PSDB).

Amaral foi integrante do grupo “Magnatas do Pagode”, que contribuiu para o protagonismo do samba e do pagode entre as gerações das décadas de 1980, 1990 e 2000, abrindo portas para que Araraquara tivesse projeção e reconhecimento nacional nesses estilos musicais, além de combater a discriminação e o racismo.

O evento de entrega da homenagem fez parte da programação do Novembro Negro em Araraquara, promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, e com o tema "Até onde vai o seu racismo?".

“A marca do Amaral é uma marca de quebra de paradigmas. Quem não escutou o tio Manoel dizendo [em vídeo de depoimento na sessão] que, no clube que os recebia, era fornecido copo de vidro para os músicos brancos e copo plástico para os músicos negros? Sem permissão de sequer frequentar o banheiro. Faz tão pouco tempo, e eles ainda insistem em nos colocar nesses espaços. Por isso, quando o Amaral é homenageado em vida, e eu fui só um instrumento para que isso acontecesse, a gente quebra o pilar do racismo, essa história de só homenagear os nossos quando não estão mais aqui”, afirmou Clemente, que presidiu a Sessão Solene.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), destacou que o trabalho de Amaral contribuiu para o “rompimento de muitas barreiras e do preconceito” e também “abriu portas para muitos outros artistas locais e inspirou muitos talentos”.

 

Pioneiro

O ex-vereador João Farias, que foi presidente da Câmara Municipal no biênio 2013-2014, participou da solenidade. Amaral foi assessor de seu gabinete no Legislativo de Araraquara. “O Amaral tem um tato impressionante para cuidar das pessoas. O que fez a gente se conhecer foi o samba. Mas a luta do Amaral não é só pelo samba. Foi um pioneiro que lutou do seu jeito, através da sua arte, para combater o racismo”, disse Farias.

O produtor cultural Cristiano Oliveira disse estar muito honrado por participar da Sessão Solene. “Eu sempre colocava nas redes sociais: ‘quando vamos homenagear o Amaral?’. Chegamos até aqui. Deu tudo certo. Você merece, Amaral, tudo o que as pessoas falaram aqui. Você representa tudo isso”, declarou.

O homenageado recordou histórias da vida pessoal e no meio musical. Apesar de ter trabalhado como assessor legislativo por quase 15 anos, disse que nunca pensou em ser candidato. “Eu sempre quis fazer o samba para a comunidade, como gosto até hoje”, revelou. Amaral ainda agradeceu à Câmara e ao vereador João Clemente pela honraria recebida. “Obrigado pela presença de vocês. É um dia feliz na minha vida. Viva o samba!”, concluiu.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB); a deputada estadual Thainara Faria (PT), também ex-vereadora de Araraquara; a coordenadora municipal de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo; o gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Benedito dos Santos; o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas da Prefeitura de São Carlos (SP), João Carlos de Oliveira; o presidente do Baile do Carmo, Daniel Amadeu Martins Filho (Costa); entre outras autoridades, músicos, familiares e amigos de Carlos Alberto do Amaral.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.

 

Trajetória

Desde criança, o estilo musical de que Carlos Alberto do Amaral mais gostava era o de bateria de escola de samba. Com 8 anos, trabalhava para ajudar a família e vendia amendoim para ganhar um dinheirinho. Quando sobrava um pouco, comprava alguns instrumentos musicais.

Com os amigos, criou uma torcida da Ferroviária chamada “FerroChopp”. Amaral era o diretor cultural e garantia a batucada. Eles passaram a ser convidados para animar as festas em clubes da cidade. Mas a música ainda era um passatempo para conciliar com o trabalho e os estudos.

No início da década de 1980, Amaral saiu do trabalho e dedicou sua vida à música. Seu primeiro grupo se chamava “Só Pagode”. Em meados de 1989, estava combinado que eles abririam um show de Almir Guineto, no Clube 22 de Agosto. No entanto, descobriu-se que outra banda, de Ademir Batera, já se chamava “Só Pagode” e estava gravando disco com esse nome. A partir daí, o grupo do Amaral mudou de nome: “Magnatas do Pagode”.

Nos anos 1990, o “Magnatas do Pagode” participou do 1º Festival de Pagode do Só Pra Contrariar. Esse festival lançou duas coletâneas de LP com o nome “Só Pra Contrariar e Seus Convidados”, volumes 1 e 2. O “Magnatas” foi um dos grupos que tiveram a música mais divulgada do LP, “Doce Mania”, de Zezinho Cipó, que até os dias atuais está nos arquivos de samba das emissoras de rádio.

Em 1997, com o convite de um dono de escola de samba, Amaral mudou-se para Joaçaba (SC) e fundou o projeto “Futuro do Samba”. Quando voltou para Araraquara, ele tocou no projeto “Circuito do Cabral” no Sesc. A partir de 2000, Amaral deu início ao projeto “Samba de Bamba”, que segue até os dias atuais. Desde 2019, Amaral também se tornou chefe de cozinha.


Publicado em: 04 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!