Notícias



Combate à pobreza menstrual é tema de palestra organizada pela EL

Atividade foi resultado do Parlamento Jovem e realizada por voluntárias do projeto social ‘Sobre Nós’

396


Dignidade menstrual foi um dos temas debatidos durante o Parlamento Jovem (PJ) 2022, projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara. A iniciativa busca levar educação política a estudantes do nono ano do município. Neste ano, os alunos do Sesi propuseram a criação de uma campanha de arrecadação e distribuição de absorventes higiênicos.

Como resultado dessa proposta, na sexta-feira (14), a EL organizou uma palestra sobre pobreza menstrual para os estudantes do nono ano da referida escola, ministrada por Geórgia Mascioli Haddad, Isadora Muchgata e Maria Augusta Haddad, voluntárias do projeto social “Sobre Nós”, que realiza atividades de distribuição de absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade.

As palestrantes explicaram que o projeto surgiu em Porto Alegre (RS) durante a pandemia, por iniciativa de um grupo de mulheres que nacionalizou o coletivo, o qual trata de pautas feministas, atualmente, com foco no combate à pobreza menstrual, ou seja, à falta de acesso a itens de higiene e estrutura básica para cuidados envolvendo a própria menstruação.

De acordo com as voluntárias, os recursos para a realização das ações advêm de doações e cerca de 160 pessoas são atendidas no município. “Para atrair o público, sempre organizamos outras atividades nos dias de distribuição dos itens, como fornecimentos de algodão doce para crianças e brinquedos infláveis, por exemplo. Assim, as mulheres se sentem mais à vontade.”

Também foi explicado que os absorventes distribuídos são os descartáveis e não os reutilizáveis ou os coletores menstruais devido à falta de saneamento básico em que vivem muitas dessas pessoas, o que impossibilita a higienização adequada dos itens para reuso. Além disso, as voluntárias apontaram algumas consequências da pobreza menstrual, como riscos à saúde por causa da improvisação de itens para conter o fluxo, como sacolas plásticas e jornais; e a evasão escolar, já que muitas meninas faltam durante os dias em que estão menstruadas, o que afeta a autoestima e a saúde mental delas.

Presidente da EL, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) agradeceu o grupo e informou que está sendo elaborado, para o próximo ano, um plano municipal para a distribuição desses itens pelo poder público em escolas públicas e unidades de saúde. “É muito importante essa participação dos jovens na política e é esse mesmo o objetivo do Parlamento Jovem. O resultado está sendo positivo, pois vocês se preocuparam em ajudar outras pessoas e entendem que não podemos viver pensando apenas em nós mesmos.”

A estudante idealizadora da campanha, Emily Fioreli, afirmou que pensou nessa pauta após ver um vídeo em uma rede social de um grupo como o “Sobre Nós”, abordando o tema da pobreza menstrual. “A própria menstruação ainda é um tabu e muitas meninas sofrem com isso. Queremos mudar essa realidade”, frisou a jovem.

A vereadora mirim que participou do PJ, lsabela Alves Carpim, disse estar orgulhosa do resultado. “Foi muito bom participar do projeto, pois tivemos resultado; não imaginei que teríamos essa palestra. Fico feliz e o objetivo é cuidar das pessoas.”

A professora da turma, Caroline Fernanda de Lima, destacou que os alunos foram protagonistas do PJ. “Não imaginava essa participação tão ativa dos estudantes. Foi muito legal essa iniciativa, eles realmente ficaram sensibilizados com o projeto.”

Também participaram da atividade as servidoras da EL, Ana Paula Kuwana e Bruna Brasil, e o estudante e vereador mirim suplente, Samuel Moreira Ferreira.


Publicado em: 17 de outubro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Curso gratuito sobre equidade racial nas organizações está com inscrições abertas

22 de novembro de 2024

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o cur...



Câmara realiza curso para vereadores do mandato 2025 a 2028

22 de novembro de 2024

Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso...



Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...



Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...



Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...



Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!