Notícias



Continuidade das operações da Azul Linhas Aéreas na cidade ainda é um mistério

Informações foram obtidas em resposta a requerimento do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

1239


No dia 24 de março, a Azul Linhas Aéreas determinou a suspensão dos voos comerciais de Araraquara para Campinas devido à queda na demanda provocada pela pandemia do novo coronavírus. A empresa havia voltado a operar no Aeroporto Estadual "Bartholomeu de Gusmão" no ano passado.

De acordo com o vereador Rafael de Angeli (PSDB), recentemente a empresa anunciou, por meio de nota, a retomada de atividades em algumas cidades, mas Araraquara não estaria no rol desses municípios. Diante deste cenário, o parlamentar apresentou o Requerimento nº 580/2020, cobrando uma articulação mais efetiva do Executivo.

“A volta de voos comerciais em nossa cidade foi uma conquista árdua, que não pode ser relegada neste momento”, afirmou Angeli. No documento, o vereador questionou se a empresa estaria em contato com o município, discutindo a retomada das operações, e o que a administração municipal estaria fazendo para que a Azul não deixasse de operar na cidade.

O parlamentar ainda solicitou que a Prefeitura divulgasse a porcentagem de assentos ocupados, entre 17 de dezembro de 2019 e 24 de março de 2020, e indagou se haveria alguma estatística que mostrasse a procura de passageiros por voos no trecho Araraquara/Campinas. Inicialmente, estavam previstos quatro voos semanais, com capacidade para até 74 passageiros cada, todas as terças, quintas, sábados e domingos.

 

Resposta

O coordenador executivo de Indústria e Tecnologia, Alexandre Kopanakis, lembrou, em resposta ao Requerimento do vereador, que a crise sanitária, decorrente da pandemia provocada pela Covid-19, atingiu duramente as companhias aéreas por todo o mundo. “O inesperado e adverso acontecimento tem obrigado sólidas empresas a buscar caminhos de reestruturação em incessante luta pela garantia de seus serviços e de sua sobrevivência. No Brasil, a situação das empresas aéreas não é, no momento, diferente da observada no resto do mundo”.

Segundo Kopanakis, até o momento a empresa não estabeleceu contato nos termos sugeridos no requerimento. “A Azul Linhas Aéreas, que tem operações no aeroporto ‘Bartholomeu de Gusmão’, não disponibiliza em seus canais de comunicação ou informações, dados pontuais sobre as diversas situações enfrentadas em seus ‘slots’. Entretanto, é possível depreender, em matérias vinculadas pela imprensa especializada, que os processos de adequação à nova realidade imposta pela situação estão sendo enfrentados pela empresa em ajustes quase diários em sua atuação no seguimento”, relata o coordenador.

Ainda de acordo com o representante do município, a administração permanece atenta a todos os desdobramentos que possam se verificar no cenário e em sintonia com as determinações do governo estadual sobre a matéria.

O coordenador não informou a porcentagem de assentos ocupados entre 17 de dezembro de 2019 e 24 de março de 2020 ou alguma estatística mostrando a procura de passageiros por voos no trecho Araraquara/Campinas.

Para o vereador Rafael de Angeli, “Araraquara está localizada na região central do estado e tem um potencial muito grande para ampliar suas linhas aéreas. Não podemos deixar que chegue ao fim, mais uma vez, as operações em nosso aeroporto. É preciso buscar melhorias para que, cada vez mais, essas operações cresçam, elevando a economia e a mobilidade de nossa cidade”.


Publicado em: 06 de julho de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!