Notícias



Coordenadoria explica estrutura da Defesa Civil Municipal

Informações foram apresentadas após questionamentos do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

Publicado por: Foto: Divulgação


No final de novembro do ano passado, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a estrutura da Defesa Civil Municipal.

Em resposta, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que o órgão é previsto na estrutura administrativa municipal (Lei nº 10.110/2021) como Gerência de Defesa Civil, subordinada à Coordenadoria Executiva de Segurança Pública e à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. “Atualmente, possui em seu quadro de funcionários três servidores com cargo/função de guarda civil municipal, sendo que um destes exerce a função de gerente, além de um servidor com cargo/função de engenheiro.”

A Coordenadoria detalha que os servidores nas funções de gerente e engenheiro trabalham normalmente em horário de expediente, de segunda a sexta-feira, permanecendo à disposição para atendimentos de ocorrências nos demais dias e horários. Já os outros servidores trabalham em regime 12x36 (12 horas de trabalho por 36 horas de descanso), em dias alternados.

“Cabe salientar que muitos atendimentos relacionados à proteção e defesa civil não são necessariamente atendidos por servidores deste departamento, sendo que há grande contribuição dos demais setores que englobam o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, composto por grande parte das secretarias municipais e outros órgãos, além dos agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal”, pontua.

O órgão afirma também que recentemente foi criado o cargo de agente de proteção e defesa civil, através do PL 325/2023, com a intenção inicial de contratação de dez agentes para o trabalho direto no departamento. “Há, ainda, com andamento em fase avançada, a proposta de reestruturação do órgão de proteção e defesa civil municipal, que prevê, entre outras mudanças, a destinação de profissionais técnicos, como assistente social, pedagogo, assistentes administrativos, além de mais um servidor com função de engenheiro civil, para o departamento”, completa.

Para o vereador, além da estrutura física, pessoas fazem a diferença, por isso, ter uma equipe de Defesa Civil garante o desempenho efetivo. “Na medida do possível, a própria Defesa Civil Estadual sugere aos municípios em seu quadro apenas um coordenador municipal – cargo nomeado para gerenciar as ações de defesa civil no município e motivar a integração; um secretário/secretária para auxiliar nas questões administrativas; e um diretor operacional para desenvolver as ações em campo, especialmente no momento do desastre. O cargo de coordenador deve ser alguém que compreenda a realidade do município do ponto de vista dos desastres e que seja atuante junto à população local. Ter pleno conhecimento sobre o SISDC, Sistema Estadual e informações de base, estatísticas e históricas para facilitar a tomada de decisão e o desenvolvimento de ações de prevenção, fazendo uso do GEODC; histórico de ocorrências; estruturas relevantes no município; previsões de eventos adversos; monitoramento de tempo; e estações pluviométricas, hidrológicas e meteorológicas.”

Assis entende que a Defesa Civil é um órgão de extrema importância, sendo responsável por um conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e recuperação, buscando evitar desastres e minimizar seus efeitos. “Por isso, uma boa estrutura com profissionais altamente capacitados tecnicamente é primordial e garante um desempenho efetivo nos desastres, tais como a catástrofe da Avenida 36, que tinha laudo técnico elaborado pelo IPT para a Defesa Civil desde 2018 apontando como um dos pontos de alagamento”, coloca.


Publicado em: 29 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!