Notícias



Crefito, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são homenageados na Câmara

Sessão Solene reconheceu trabalho do conselho pelas categorias e destacou atuação dos profissionais durante pandemia

241


Na noite de quarta-feira (5), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), foi homenageado com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene realizada na Câmara.

A honraria foi uma proposta do vereador Alcindo Sabino (PT), como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo conselho em prol dos profissionais, conforme Decreto Legislativo nº 1.218/2024.

O evento, que reuniu dezenas de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, também contou com a presença de Raphael Martins Ferris, presidente da atual gestão do Crefito-3; Luiz Armando Garlippe, gerente do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”; representantes dos cursos de Fisioterapia da Universidade de Araraquara (Uniara) e Universidade Paulista (Unip), além de profissionais que atuam em hospitais públicos e particulares da cidade e região.

“É uma honra muito grande estar homenageando não só o Crefito, mas, por meio dele, todos os profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional. É imprescindível que a gente agradeça sempre e nunca se esqueça do que vocês fizeram durante a pandemia”, destacou Alcindo, valorizando o trabalho da categoria realizado durante os últimos anos.

Rodrigo Pires de Souza, delegado do Crefito-3 em Araraquara, compartilhou o mesmo sentimento, ressaltando o esforço dos colegas de profissão em um dos momentos mais desafiadores da saúde mundial. “Desde o início da pandemia, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sempre se mantiveram unidos e confiantes para salvar vidas, dividindo tarefas e responsabilidades em suas áreas de atuação. Hoje chegou a hora de dividirmos a homenagem pelos triunfos alcançados.”

Além de lembrar o trabalho exaustivo dos profissionais na pandemia, que muitas vezes os fizeram passar longos períodos longe dos familiares, Marcel Yoshiaki Yamada, que também é delegado do conselho no município, falou da participação do órgão em defesa dos trabalhadores que atuavam na linha de frente no combate à doença.

“Em 2021, o Crefito implementou um comitê de crise, quando os agentes visitaram todos os hospitais do estado de São Paulo e eu tive a honra de conhecer vários responsáveis técnicos, que hoje estão aqui. Visitei todos os hospitais da região e vi condições muito precárias”, recordou Yamada.

Grato pela homenagem recebida na Casa de Leis, Ferris admite que as lutas dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por condições dignas de trabalho continuam depois da pandemia e que o bom relacionamento com o poder público é essencial nesse contexto. “É importante construirmos políticas de forma responsável, com parlamentares responsáveis, para que nosso direito e nossa prerrogativa avancem.”

Ao final do discurso, o presidente do Crefito ainda homenageou as categorias pelos trabalhos executados durante a pandemia com a entrega de moções de agradecimento para equipes de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”, do Hospital de Campanha e Solidariedade de Araraquara e da Maternidade Gota de Leite de Araraquara (Fungota), do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, do Hospital São Paulo Unimed de Araraquara, Hospital e Maternidade Hapvida Araraquara, além do curso de Fisioterapia da Unip e profissionais de clínicas.

O evento foi transmitido ao vivo no canal 17 da rede a cabo Net/Claro, e está disponível na íntegra no YouTube e Facebook ou durante a programação da TV Câmara.

 

Conheça o Crefito

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ou, simplesmente, Crefito, foi criado em 1975, seis anos após as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional serem oficialmente reconhecidas no Brasil.

Submetido ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), o órgão tem atuação geograficamente delimitada e está dividido em 18 regiões, sendo o estado de São Paulo pertencente à terceira região.

O Crefito tem entre suas atribuições fiscalizar a atividade profissional e também atuar como Tribunal Regional de Ética, responsável por processar e tomar decisões em situações diversas. Além disso, fornece ao Coffito informações regionais sobre melhorias e adaptações que podem ser realizadas.

Atualmente, Araraquara tem mais de 800 profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional registrados, atuando em clínicas, hospitais e demais estabelecimentos ligados à área da saúde e bem-estar. A cidade também conta com duas universidades que oferecem aos alunos cursos de Fisioterapia, Uniara e Unip.


Publicado em: 06 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documentos apontam melhorias para trânsito nos Jardins Morumbi e Santa Angelina

12 de junho de 2024

Melhorias do trânsito nos Jardins Morumbi e Santa Angelina foram solicitadas pela vereadora Fabi Virgílio (PT) após visitas aos bairros. No Santa Angelina, a parlamentar pede à Prefeitura a instal...



Reforma do CER do Jardim Brasília precisa ter agilidade e transparência

12 de junho de 2024

Em maio deste ano, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) protocolou um requerimento, requisitando à Prefeitura informações referentes à reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação “E...



Documento pede informações sobre arrecadações do Fundo Municipal de Trânsito

12 de junho de 2024

O Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran) foi criado em 2019 no município, com o objetivo de gerenciar os recursos destinados ao desenvolvimento das ações de controle, fiscalização e policiamento do...



Boletim Dengue (12/06)

12 de junho de 2024

Nesta quarta-feira (12), Araraquara soma 1.274 casos confirmados de dengue em 2024, além de 8 de chikungunya e 1 de zika. Não houve registro de óbito.



Câmara aprova R$ 127 milhões para 1ª etapa de obra de macrodrenagem e outros projetos

11 de junho de 2024

Duas sessões foram realizadas na tarde desta terça-feira (11) no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. O vídeo completo das duas está disponível nas redes sociais da Câmara. Na primeira delas...



Câmara apresenta segunda fase da ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

11 de junho de 2024

Até o dia 28 de junho, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do F...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!