413
Ministrada pelo economista Sebastião Neto Ribeiro Guedes, a terceira palestra do ciclo ‘Luzes para o Amanhã’, intitulada “Estado e mudanças institucionais: que instituições queremos para o futuro?”, aconteceu, na quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis. O evento foi promovido pela Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA), em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal.
De acordo com o palestrante, as instituições são sociais e, para existir, precisam de pessoas, de regras que garantam as atividades e um senso comum que as justifique. Alguns exemplos citados foram dinheiro, língua, propriedade, empresa e o Estado, que foi o alvo das explanações.
Guedes apresentou um panorama econômico sobre as instituições, destacando as características de quatro modelos: conservador, liberal, socialista e reformista progressista. O especialista também pontuou quais deles estiveram presentes ao longo da história do Brasil até o momento atual, que, segundo ele, vive um modelo, ao mesmo tempo, liberal e conservador, no qual a democracia está sob risco.
Para o futuro, o palestrante apontou como possibilidades da nova institucionalidade: “o crescimento econômico para construir uma nova conciliação de classes”; o “não agravamento das condições externas hoje bastante adversas (baixo crescimento econômico mundial, conflito EUA-China, protecionismo mundial)”, e a “conservação de alguma unidade no arco político-ideológico heterogêneo que soldou a aliança liberal-conservadora”. “As instituições podem prover a sociedade para a consolidação de um projeto coletivo, mas, para isso, é preciso uma base madura”, afirmou Guedes.
Ciclo de Palestras Luzes para o Amanhã
Segundo o professor de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e diretor da EGMA, Valdemir Pires, o objetivo do ciclo de palestras é promover o debate sobre temas emergentes do mundo atual, que impactam a vida coletiva, a governabilidade e a governança pública, apontando caminhos para a atuação do poder público em seus diversos níveis, principalmente o municipal.
As palestras são abertas à comunidade, mas têm por público-alvo específico políticos, funcionários públicos municipais, militantes de conselhos e dos movimentos sociais e estudantes de Administração Pública e áreas próximas.
Sobre o palestrante
O professor doutor Sebastião Neto Ribeiro Guedes é economista e professor livre-docente do departamento de Economia da Unesp/FCLAr, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia.
Confira as fotos aqui.
Publicado em: 19 de setembro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...
Conceitos de racismo e a importância do letramento racial foram alguns dos assuntos da palestra realizada no Plenário da Câmara na tarde de quinta-feira (26), que encerrou o ciclo de eventos com te...
A Escola do Legislativo (EL) realiza, nesta sexta-feira (27), às 15 horas, a palestra “Gestão de Resíduos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e Consumo Responsável”. O evento, qu...
A Escola do Legislativo (EL) convida o público para um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância do letramento racial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O encontro...
Na tarde desta segunda-feira (23), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “A Contribuição Científica dos Intelectuais Negros no Mundo”, organizada pela Escola do Legislativ...
Na próxima segunda-feira (23), às 16 horas, a Escola do Legislativo (EL) convida o público a conhecer e refletir sobre as contribuições históricas e contemporâneas de intelectuais negros nas ciênci...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.