Notícias



Estúdio de dança recebe Diploma de Reconhecimento Público na Câmara

Instituição foi destacada por sua colaboração no desenvolvimento da cultura afro-brasileira em Araraquara


Fundado em janeiro de 2016, o Studio de Dança ZambaBem é administrado pela bailarina, professora e coreógrafa de dança Sabrina Kelly, que já desenvolve seus trabalhos nesta área há mais de 20 anos, e pelo empresário e engenheiro eletricista Erick Micheloto.

O grupo de dança tem como foco promover o aprimoramento e o desenvolvimento da dança, com responsabilidade e competência em Araraquara e região e, como consequência, trazer qualidade de vida, bem-estar, entretenimento, saúde física e mental para pessoas, sem restrição de idade, classe social, orientação sexual, raça ou gênero.

Em razão do trabalho realizado na cidade, a instituição recebeu, na tarde da segunda-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, o Diploma de Reconhecimento Público.

A indicação foi feita pela vice-presidenta da Casa de Leis, vereadora Thainara Faria (PT), que na solenidade representou também o presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB).

“Essa nossa honraria é diferente das outras porque foi uma indicação do Conselho Municipal de Combate à Discriminação Racial. Então foi o Comcedir, na última gestão deles, que indicou o ZambaBem como uma instituição que deveria receber esse reconhecimento público da Câmara. Por isso, é mais do que especial, porque vem pelas mãos do povo, de um Conselho organizado, que realmente combate a discriminação racial. E agora, especial também por conta da Sabrina, que é uma grande gestora à frente da instituição”, enalteceu Thainara.

Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, esse é o tipo de situação que é muito feliz para quem trabalha com a cultura, sobretudo em Araraquara. “É uma oportunidade de reverenciar não somente uma grande profissional, uma grande artista como a Sabrina Kelly, mas também o resultado imediato: já são mais de sete anos do Studio ZambaBem, que vem executando um trabalho sensacional na cidade, tanto sob o ponto de vista artístico, como sob o ponto de vista da militância no reconhecimento da arte afro, uma comunidade que historicamente, secularmente, enfrenta tanta dificuldade. Todas as ações nesse sentido, de combate à discriminação, ao racismo, a esse nível de violência têm que ser valorizadas. Nesse sentido, tanto o ZambaBem como a Sabrina Kelly são exemplares.”

Sabrina agradeceu a lembrança e falou sobre o trabalho do ZambaBem. “A gente tem a escola faz sete anos, trabalhando sempre com a cultura afro e todas as linguagens de dança, da cultura, e trazendo toda essa questão cultural que é muito importante para a cidade de Araraquara.”

Também estiveram presentes a vereadora Fabi Virgílio (PT), o vereador João Clemente (PSDB), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, a coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, o presidente do Baile do Carmo, Daniel Martins Filho, o Costa, e o presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir) durante os anos de 2020 e 2021, Fábio Mahal.

 

Mais sobre o 'Studio de Dança ZambaBem'

Visa, sobretudo, ao desenvolvimento da cultura em geral, mas em especial da cultura negra na cidade de Araraquara a partir das seguintes linguagens: Dança Afro, Samba, Street Dance, Samba Rock, Dança Contemporânea, Dança Charme, Forró e Ladies.

Além disso, o grupo também desenvolve trabalhos de montagem de coreografia para festas e eventos. Busca-se desenvolver a cultura afro-brasileira por meio da dança, explorando seus movimentos baseados na cultura tribal da costa oeste da África, trazendo seus costumes, bem como seu histórico e riqueza de simbologias e indícios, através da exploração dos movimentos coreográficos que caracterizam a dança africana, promovendo a saúde e a consciência corporal, e a percepção musical e rítmica. O resultado é o fortalecimento da musculatura e o aumento da flexibilidade, incidindo na saúde corporal, com aumento da resistência cardiovascular.


Publicado em: 26 de abril de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Ritmos

09 de maio de 2024

Neste sábado (11), o Parque Infantil receberá o aulão aberto de ritmos do projeto "Amo Viver", com o propósito de celebrar o Dia das Mães, que neste ano se comemora no domingo (12). Conduzida pelo...



Covid-19 e dengue (09/05)

09 de maio de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (9), mais 1 caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.131 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, sendo 1 na enfermaria e 2 n...



Saúde atendeu 156 adolescentes grávidas nos últimos seis meses

09 de maio de 2024

O Brasil ocupa o 2º lugar entre países da América e Caribe em gravidez de adolescentes. Em média, são 66 bebês que nascem da barriga de mil meninas entre 14 e 19 anos, segundo a Organização Pan-Ame...



Unidade de Retaguarda do Melhado ainda não oferece exames de Endoscopia e Colonoscopia

09 de maio de 2024

Inaugurada em maio de 2022, a Unidade de Retaguarda às Urgências e Diagnóstico “Doutor José Roberto Poletti”, antigo Pronto-Socorro do Melhado, recebeu recentemente mais uma visita de fiscalização...



Parte dos alunos de CER do Selmi Dei I é transferida para o Jardim São Rafael II

09 de maio de 2024

Em 3 de maio, o vereador João Clemente (Progressistas) esteve no Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradelli Malara”, no Jardim Roberto Selmi Dei I, para verificar a situação da unidade qu...



Sessão Extraordinária da Câmara tem dez projetos em pauta nesta quinta-feira (9)

08 de maio de 2024

Dez projetos estão relacionados para a Sessão Extraordinária que ocorre na tarde desta quinta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. A sessão começa às 15 horas e tem transmissão...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!