357
Em Araraquara, entre os anos de 2016 e 2020, houve uma queda de 44,6% no número de jovens que optaram por exercer seu direito de voto. A fim de incentivar a participação dos jovens na política, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na segunda-feira (25), duas palestras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), voltadas para estudantes entre 15 e 17 anos, para conscientizar sobre a importância do voto.
Em sua fala, o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), explicou o conceito de democracia, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e a finalidade da política. Bianco também é autor da Lei n° 10.418/2022, que institui o Programa Municipal de Incentivo ao voto a partir dos 16 anos e a Semana Municipal de Conscientização do voto a partir dos 16 anos. “Venho aqui pedir para que cada um e cada uma de vocês tire o título de eleitor, porque, assim como o direito ao voto aos 16 anos, a democracia também foi uma conquista que precisa ser defendida todos os dias”, enfatizou o vereador.
Para a servidora da Câmara, Ana Paula Kuwana, o evento vai ao encontro dos objetivos da Escola do Legislativo: “Fazendo esta ponte entre as escolas, a comunidade, e o Poder Legislativo, nosso intuito é difundir conhecimento e chamar atenção para a importância do voto consciente”.
O diretor geral do campus de Araraquara, Fábio José Justo dos Santos, também destacou a importância da participação dos jovens na política. “É muito importante que vocês façam uso desse direito e exerçam a cidadania”, frisou.
Polyana Adriano de Souza tem 17 anos e já retirou seu título de eleitor. Para ela, os jovens poderão fazer a diferença nas próximas eleições. “Se os jovens participassem mais, votassem, nós não estaríamos na situação que estamos hoje”, disse.
Vale lembrar que o direito ao voto facultativo aos 16 anos e 17 anos foi uma conquista do movimento estudantil, implementada na Constituição Federal de 1988. No Brasil, o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios para maiores de 18 anos e são facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos.
Serviço
Jovens que completam 16 anos até o primeiro turno das eleições podem entrar com o pedido para tirar o título de eleitor até o dia 4 de maio pela Internet, no portal do TSE (tse.jus.br). O interessado deve ir na aba “Eleitor e eleições”, clicar em “Autoatendimento do eleitor” e selecionar “Tire seu título”.
Publicado em: 26 de abril de 2022
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o cur...
Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso...
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...
O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...
Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...
A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.