4190
A noite da segunda-feira (12) marcou a abertura da exposição de artesanato intitulada "Vamos Fazer?", no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, reunindo trabalhos confeccionados nas oficinas de Crochê, Artesanato, Reciclagem e Upcycling (reutilização criativa) realizadas em instituições sociais e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O objetivo da exposição é incentivar a produção artesanal, mostrando o trabalho de pessoas – crianças e adultos – que usam o artesanato como arte, terapia, fonte de renda, decoração, para presentear ou simplesmente como qualidade de vida e bem-estar, além de abrir possibilidades na sustentabilidade como forma de proteger e preservar o meio ambiente.
“A importância é imensa tanto na área da saúde como bem-estar, qualidade de vida. É uma imensidão de benefícios para o ser humano”, disse a professora das Oficinas Culturais Municipais Silvana de Oliveira Santos sobre o trabalho desenvolvido.
Para a coordenadora das Oficinas, Rafaela Pucca, a mostra é um exemplo do quanto as políticas públicas municipais podem dar certo. “Nesse retorno, no pós-pandemia, conseguimos fechar com duas mil inscrições em oficinas culturais. Hoje temos 36 cursos e sete linguagens artísticas diferentes em 40 espaços de atendimento. Agora em fevereiro vamos abrir as inscrições para 2023.”
Representando a vereadora Fabi Virgílio (PT), que intermediou a exposição no espaço cultural da Câmara, o vereador Paulo Landim (PT) pontuou que o projeto representa todos os Cras da cidade, onde as pessoas e as entidades podem fazer artesanato. “As pessoas às vezes ficam sozinhas, deprimidas, então isso é um passatempo, é muito importante. Além de ter uma cultura, uma renda.”
“Esse é mais um momento que dá brilhantismo nesse espaço da Câmara Municipal e mostra o que tem na cidade. Essa exposição é para a população entender que esse projeto, além de socializar novamente as pessoas, se torna também uma fonte de renda. Uma exposição que mostra o grande trabalho das Oficinas Culturais”, completou o presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB).
A exposição fica no Saguão da Câmara até o dia 6 de janeiro, com visitação das 9 às 18 horas.
Também estiveram presentes o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e as professoras das Oficinas Culturais Municipais Estela Maris da Silva Melo e Vera Lúcia Mazzali.
Como participar
Quem tiver interesse em participar das Oficinas Culturais Municipais deverá ficar atento ao site da Prefeitura a partir de fevereiro.
Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail oficinasculturaisararaquara@gmail.com ou no Centro de Artes e Ofícios (Caof) “Judith Lauand”, localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, número 170, no Jardim Floridiana (Vila Xavier), com telefone (16) 3322-5902.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...
O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...
A criação de vagas de parada rápida para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de transporte individual ajudaria a melhorar o trânsito em Araraquara. A sugestão é do vereador Michel...
A intensificação do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça do Carmo foi pedida à Prefeitura, após relatos recebidos pelo gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre situações d...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.