Notícias



Exposição na Câmara marca lançamento da campanha ‘Luto contra as violências’  

Ação proposta pela vereadora Fabi Virgílio (PT) agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município


“Se te faz sofrer não é amor”. Essa é uma das frases de conscientização utilizada na campanha “Luto Contra as Violências”, que teve seu lançamento marcado por uma exposição no saguão da Câmara na tarde da sexta-feira (24).

Conforme explica a aquarelista e autora das obras expostas, Dani Raphael, o coletivo de mulheres “Luto Contra as Violências” buscou outras formas de apresentar a proposta da campanha. “Por que não falarmos das mulheres que resistem? As mulheres que estão na luta, na pauta contra as violências? Foi uma forma de homenagear e dizer da importância desse coletivo, a importância que essas mulheres têm na luta contra a violência, na luta pelos nossos direitos enquanto mulheres.”

A ideia para a campanha, que chega a sua terceira edição neste ano e envolve a colocação de cartazes de conscientização em diversos tipos de estabelecimentos, veio direto da Espanha, trazida pela psicanalista clínica e doutora em Ciências Sociais Maria Teresa Manfredo. “Eu estive por um período fazendo pós-doutorado em Portugal e passei um mês na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Quando cheguei lá, não conhecia a cidade, não era o mês de novembro, que é o mês dessa luta contra a violência, era mês de junho, e todo comércio local em que você entrava tinha um cartaz ‘espaço livre de violências machistas’, ‘não é não’. Fiquei sensibilizada e abismada positivamente por estarmos em um lugar onde as pessoas reconhecem que existem violências contra as mulheres e assumem essa causa, dando uma sensação de uma rede de proteção.”

Coordenadora de Políticas para Mulheres, a socióloga Graziela Lima aponta que Araraquara é uma cidade privilegiada e considerada modelo em sua rede de serviços oferecidos no enfrentamento e atendimento das mulheres em situação de violência. “Na cidade de Araraquara, nós temos uma estrutura. Isso não significa que a gente esteja acomodada e achando que está tudo bem. A gente precisa avançar muito na conscientização, na publicização das informações de que temos essa rede, temos esses serviços, chegar às mulheres dos territórios. Esse momento dos 21 dias de ativismo é fundamental porque a gente foca nessa questão da divulgação, da conscientização, da sensibilização, porque as mulheres, para acessarem os serviços que nós temos, precisam saber que eles existem. Então momentos como esse são fundamentais nesse sentido.”

Autora do projeto de lei que colocou a campanha no Calendário Oficial do Município, a vereadora Fabi Virgílio (PT) vê a ação como um instrumento de sensibilização da sociedade araraquarense. “É um chamado para que a cidade possa se perceber como machista, que todos nós somos, e como a gente pode desconstruir esse machismo que foi tão arraigado na nossa sociedade e o qual naturaliza as sistemáticas violências às quais nós mulheres, somos submetidas. A campanha, quando te provoca visualmente, ela acaba causando em você, mexendo dentro do seu coração algo que faz com que você saia da inércia.”

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), e a vereadora Filipa Brunelli (PT).

 

Exposição

As obras da aquarelista Dani Raphael ficarão expostas no saguão de entrada da Casa de Leis até o dia 22 de dezembro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

 

A campanha

“Luto Contra as Violências” é uma ação coletiva, voluntária, democrática, horizontal, laica, antirracista e contra qualquer tipo de preconceitos, sem fins lucrativos, colaborativa e suprapartidária de sensibilização social de combate às violências contra as mulheres. Conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Araraquara.

Inspirada na campanha “En Negro Contra as Violencias”, que acontece desde 2015 em Santiago de Compostela, na Espanha, a campanha procura envolver o tecido econômico, associativo, educacional, esportivo, social e cultural, bem como todos os habitantes de Araraquara, em uma resposta coletiva para rejeitar as violências contra as mulheres.

A primeira versão da campanha em Araraquara, realizada em novembro de 2021, conseguiu a adesão de mais de 35 estabelecimentos comerciais da cidade. Em novembro de 2022, foram mais de 170 estabelecimentos atingidos.

O objetivo geral da campanha é desenvolver ações de conscientização e prevenção das violências contra as mulheres na sociedade. Os objetivos específicos são promover atitudes e comportamentos não-violentos e de rejeição face a todos os tipos de violência; desenvolver na sociedade a capacidade de perceber situações de abuso ou maus-tratos contra as mulheres em todas as áreas sociais, inclusive no ambiente de trabalho; sensibilizar e promover a participação das empresas na prevenção das violências contra as mulheres; e promover comportamentos positivos em relação às mulheres, construindo relações de gênero com equidade.

Qualquer pessoa, instituição ou empresa pode participar. A adesão à campanha implica a divulgação de material disponibilizado, afixando-o em local visível e representativo da organização. Para tanto, a comissão organizadora disponibilizará materiais (cartazes, adesivos) para serem utilizados. A empresa ou instituição que aderir à Luto Contra as Violências assume os compromissos de usar os materiais de identificação da campanha em local visível e representativo da organização; sempre que possível participar de ações de divulgação e combate às violências contra as mulheres; expressar sua rejeição a todas as manifestações de violências contra as mulheres; e desenvolver ações de divulgação, conscientização e erradicação das violências contra as mulheres, tanto em termos de comunicação interna, quanto de comunicação externa.


Publicado em: 27 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!