1811
As mudanças climáticas e o futuro do meio ambiente em Araraquara foram os temas da Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite da quarta-feira (13), reunindo pessoas de vários segmentos da comunidade.
Os debates, que contaram com a participação do professor Rafael Alves Orsi, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental (NEPDUA), e Luciana Fernandes, coordenadora Executiva de Áreas Verdes e Combate a Poluição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, foram conduzidos pela vereadora Fabi Virgílio (PT).
O coordenador do NEPDUA ressaltou a necessidade da discussão do assunto, tanto em escala local, como mundial, dada a importância dos impactos ambientais em vários setores da economia e sociedade. Além das consequências já bastante conhecidas pelas pessoas e causadas, principalmente, pelos longos períodos de estiagem ou de chuvas torrenciais, o docente faz um alerta para o surgimento de novos problemas, como a “ecoansiedade”. “Nós temos sequelas psicológicas por conta da crise climática, uma angústia pelo planeta por conta dessa ansiedade climática ambiental, que atinge crianças e adolescentes, com impacto direto na saúde mental”, explicou o professor.
Luciana apresentou os dados da secretaria mostrando as ações realizadas no período de 2021 a 2024. Foram disponibilizados números e outras informações dos projetos conduzidos pela pasta, como eventos de educação ambiental e convênios; monitoramento de áreas de preservação ambiental (APPs); manutenção e zeladoria das praças públicas, parques, canteiros centrais, dispositivos viários e APPs; trabalhos de fiscalização e licenciamento ambiental.
A coordenadora destacou a importância do Parque do Basalto, que além de ser uma opção de lazer, também é uma referência em educação ambiental na cidade, que desde sua reinauguração em 2022, já recebeu mais de 146 mil visitantes. Entre as melhorias feitas no espaço, Luciana menciona a instalação de um novo mecanismo de irrigação e a implantação de um lago ornamental, além da reforma da portaria e revitalização dos brinquedos de madeira do parque infantil.
Após a fala da representante da secretaria de meio ambiente, foi aberto espaço para perguntas do público presente no Plenário. Foram feitos questionamentos sobre as nascentes de água disponíveis na cidade, proteção das APPs, ações preventivas para minimizar os danos das mudanças climáticas, contaminação dos rios, educação ambiental para adultos, entre outros.
No encerramento da audiência, transmitida ao vivo pela TV Câmara, Facebook e YouTube, Fabi sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar para estudos ligados aos assuntos debatidos durante o evento, destacando a necessidade de manutenção da pasta pelo próximo governo. “O encaminhamento que sai daqui hoje é uma defesa muito fortalecida pela permanência da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, para que a gente possa incentivá-la e, cada vez mais, dar estrutura para que ela continue esse trabalho tão exitoso”, concluiu a vereadora.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Feira de Livro Solidária A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro, promove, até esta sexta-feira (12), a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”. O evento acontece no saguão...
Futebol feminino Pelas quartas de finais da Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (13), às 10 horas, o Flamengo-RJ, no Ceret, em São Paulo. Basquete feminino Pe...
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (12), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). A honraria foi proposta pelos verea...
Até o dia 19 de dezembro, o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, ficará interditado, para a execução de obras de infra...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anunciou, nesta sexta-feira (12), 25 vagas de emprego distribuídas em diversas áreas profissionais. As oportunidades incluem funções como a...
No final de novembro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a execução orçamentária da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.