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Gestão de PEVs será concedida a empresa especializada após processo de licitação

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) recebeu informações sobre o tema em resposta a requerimento

Publicado por: PEV/Foto: Daae

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Após receber reclamações de cidadãos sobre a dificuldade de descarte de materiais em bolsões, principalmente no Santa Angelina, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou o Requerimento nº 402/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre o funcionamento, estrutura e melhorias nos Pontos de Entrega de Entulho e Volumosos (PEVs), também conhecidos como bolsões, em Araraquara.

 

Em resposta, o prefeito Dr. Lapena (PL) afirma que o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) possui contrato com a empresa Quebec Ambiental para manutenção e operação dos PEVs. Assim, a empresa disponibiliza quatro caminhões para efetuar o referido serviço, sendo dois caminhões para troca de caçambas de entulho e dois caminhões para troca das caçambas roll-on (que são maiores e recebem resíduos de vegetação, madeira e volumosos).

 

Segundo o documento, esses caminhões trabalham de segunda a sábado em horário comercial, sendo que, nas semanas em que há mais movimento de descarte, os motoristas começam a operar antes do horário de abertura dos PEVs, podendo trabalhar também aos domingos.

 

“Todos os colaboradores dos bolsões estão em um grupo de WhatsApp, no qual os porteiros atualizam durante todo o dia como está a capacidade de cada caçamba e, assim, os motoristas se programam para efetuar, no menor tempo possível, a troca daquelas caçambas que estão cheias”, afirma o prefeito. “No mês de janeiro, foram trocadas 461 caçambas de entulho e 283 caçambas roll-on, sendo uma média de 15 caçambas de entulho por dia, com a capacidade de 5 metros cúbicos cada caçamba e 9 caçambas roll-on por dia com a capacidade de 35 metros cúbicos cada uma, o que representa o total de 375 metros cúbicos de espaço disponível todos os dias para os transportadores descartarem”, complementa.

 

Em relação às medidas para evitar a propagação da dengue, é explicado que as caçambas possuem sistema para o escoamento da água acumulada. Além disso, a Vigilância Epidemiológica vistoria os locais em busca de melhorias.

 

Sobre a existência de algum estudo para otimizar o fluxo de veículos e o descarte de materiais nos PEVs, o gestor destaca que, conforme previsto em lei, os transportadores de resíduos devem ser cadastrados no Daae. Além disso, a cada descarte devem emitir o chamado Controle de Transporte de Resíduos (CTR) por meio de seus celulares, em um sistema disponibilizado gratuitamente pelo Daae.

 

Conforme a explicação, após o recebimento do chamado pelo porteiro, o que ocorre imediatamente na chegada dos transportadores, eles podem descarregar seus resíduos na caçamba correspondente e, caso já haja alguém descarregando o mesmo tipo de resíduo, eles devem aguardar sua vez de descarregar. Para usuários que transportam os resíduos de suas próprias residências, não são exigidos o cadastro e a emissão de CTR.

 

“Todo esse procedimento é normatizado pela referida Lei Municipal e também pela Instrução de Trabalho Gresp nº 004, pela qual os porteiros são treinados. Dessa forma, o fluxo descrito acima consegue atender tanto a legislação quanto a necessidade dos usuários dos PEVs, que são atendidos por ordem de chegada e não demoram mais do que alguns minutos para realizar o descarte de seus resíduos. Caso haja alguma reclamação específica sobre transportadores que demoraram um tempo demasiado para descartar seus resíduos, gostaríamos de ser informados para que possamos avaliar e tomar as medidas necessárias”, frisa Lapena.

 

Problemas no Santa Angelina

Sobre as medidas que estão sendo tomadas para solucionar os problemas de estrutura e o acesso no Santa Angelina relatados ao vereador, o gestor explica que, no referido bairro, há um constante problema de furto de cabos e descarte irregular na frente do PEV. “Esses problemas são resolvidos pelas equipes responsáveis do Daae e da Quebec Ambiental. Há ainda uma licitação em curso para pavimentação da área interna do PEV Santa Angelina, a fim de evitar a formação de poeira que eventualmente incomoda a vizinhança.”

 

Em relação aos “problemas de acesso”, o prefeito reitera que, caso haja alguma reclamação específica sobre transportadores que demoraram um tempo demasiado para descartar seus resíduos, o Executivo deve ser informado para que possa avaliar e tomar as medidas necessárias.

 

O parlamentar também havia questionado sobre a existência de um planejamento para aumentar o número de bolsões na cidade; em resposta, Lapena informa que a gestão e o manejo dos resíduos sólidos no município de Araraquara serão concedidos à iniciativa privada que deverá também operar os PEVs e, conforme determina o contrato de concessão, a empresa vencedora da licitação deverá ampliar os serviços de PEV, construindo três novos equipamentos no município.

 

“Recebemos as informações e ficamos satisfeitos em saber que há planejamento para melhorias e ampliação dos PEVs, especialmente com a previsão de construção de novas unidades. No entanto, continuaremos acompanhando de perto a situação, especialmente em pontos críticos como o do Santa Angelina, onde os problemas de estrutura e acesso são antigos. Nosso compromisso é garantir que o serviço funcione com eficiência e respeite o cidadão que quer fazer o descarte corretamente”, afirma Angeli.


Publicado em: 23 de julho de 2025

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Categoria: Câmara

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