Notícias



Italiana recebe Título de Cidadã Araraquarense na Câmara Municipal

Indicação de Itália Secondino Barbosa foi feita pelo vereador Elton Negrini (PSDB)

915


Um Plenário da Câmara Municipal lotado acompanhou a entrega do Título de Cidadã Araraquarense a Itália Secondino Barbosa, na noite da quinta-feira (6). Não demorou muito para a emoção também marcar presença. Um vídeo contando a história da homenageada e com diversos depoimentos de familiares e amigos logo a levou às lágrimas.

Autor da indicação, aprovada por unanimidade na Casa de Leis, o vereador Elton Negrini (PSDB) afirmou que “ela é um exemplo de cidadã para o nosso município. Deixou muito para Araraquara e por isso essa homenagem aqui hoje”.

Para o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), foi “uma alegria estar aqui. Ela representa valores que precisamos preservar. Serve de exemplo para as mulheres”.

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) fez questão de participar da solenidade. “Estou muito feliz por presenciar esse momento com a minha querida Itália.”

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) destacou que “ela tem muita história para nos contar nesses 96 anos. Homenagem muito justa, o título está em boas mãos”.

Segundo o presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), “sua dedicação e carisma nos contagia. Já nos sentimos convidados para a festa de 100 anos. Muito gratificante poder presidir essa homenagem. Ela é símbolo de quem faz muito pela nossa cidade”.

Presente na Sessão Solene, o vereador Paulo Landim (PT) foi convidado para fazer a leitura do Decreto Legislativo nº 1.000, que concede o Título de Cidadã Araraquarense a Itália, mas também se emocionou ao quebrar o protocolo para falar da homenageada da noite.

Após receber a honraria, Itália contou alguns episódios de sua vida e agradeceu a todos os presentes. “Com emoção, recebo essa homenagem e não poderia também deixar de agradecer o meu ‘delegadinho bonitinho’, Dr. Elton Negrini. Obrigado por tudo, irmãos araraquarenses!”

E não parou por aí. A homenagem foi encerrada com a entrega de flores para a “ítalo-araraquarense” por Júlia, filha de Negrini.

Também estiveram presentes o filho Jarbas, os netos Marisa, Roberto, Klaus e Giovana, o bisneto Thiago, o ex-vice-prefeito de Araraquara Valter Merlos, o ex-secretário municipal de Araraquara Gê Negão, a esposa do ex-prefeito de Araraquara Clodoaldo Medina, Dorinha Medina, a sobrinha do ex-prefeito de Araraquara Waldemar de Santi, Sonia de Santi, e o empresário Joel Aranha.

 

Sobre a homenageada

Itália Secondino Barbosa nasceu em janeiro de 1922, em Feroleto Antico, na Itália, filha de Vicente e Assunta. Em 1930, a família partiu em busca de dias melhores e, após 48 dias em um navio, desembarcou no Brasil. Itália tinha apenas oito anos de idade e foi morar em Rincão. Com o passar do tempo, a família se mudou para Araraquara e o pai foi trabalhar na ferrovia como guarda noturno. Passeando pelo Jardim Público, Itália conheceu Jarbas Barbosa, com quem se casaria tempos depois e teria dois filhos: Vanderlei e Jarbas. Por volta de 1970, Vanderlei abriu um comércio, a Perfumaria Cristal, na Avenida Feijó com a Rua 9 de Julho. Depois, a Perfumaria Pérola, na Avenida Duque de Caxias, entre as ruas 2 e 3, onde Itália trabalhou por 17 anos, tornando-se muito conhecida pela maneira alegre e delicada de atender os clientes. Além dos dois filhos, tem sete netos, quatro bisnetos e muitos amigos. Sempre foi uma mulher festeira, alegre, de coração grande e acolhedor. Hoje, com 96 anos, pensa em fazer uma linda festa quando completar os 100 anos.


Publicado em: 06 de dezembro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Espetáculo gratuito (16/10)

16 de outubro de 2025

Nesta sexta-feira (17) acontecerá o espetáculo “Para dar o nome #terminações”, às 19 horas, no Palacete das Rosas. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos meia hora antes do início. A part...



Câmara aprova criação do selo Patrimônio Histórico Comercial do Município de Araraquara

16 de outubro de 2025

Reconhecer e incentivar a conservação de estabelecimentos comerciais da cidade é o objetivo do selo Patrimônio Histórico Comercial do Município de Araraquara. A criação da certificação foi proposta...



Entrada não autorizada em escolas pode resultar em multa de até R$ 2,3 mil

16 de outubro de 2025

Pessoas que entrarem sem autorização em unidades de ensino públicas e privadas de Araraquara ficarão sujeitas a multa. É o que estabelece um Projeto de Lei proposto pela vereadora Filipa Brunelli (...



Araraquara conta com 25 pontos de táxi formalmente registrados, informa Mobilidade Urbana

16 de outubro de 2025

Em abril de 2025, o vereador Marcelinho (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio de um Requerimento, informações a respeito da regularidade e utilização dos pontos de táxi no Município. No...



Unidade do Melhado dispõe de aparelhos de raio-X para atender demanda da UPA Central

16 de outubro de 2025

O vereador Enfermeiro Delmiran (PL) questionou a Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1568/2025, a respeito de informações sobre a manutenção e o funcionamento dos aparelhos de Raio-X das Unidad...



Placas proibindo a circulação de animais sem coleira e focinheira são solicitadas para o Pinheirinho

16 de outubro de 2025

Após relatos de frequentadores do Parque Pinheirinho sobre tutores de animais de grande porte que os levam para passear sem coleira e focinheira, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Mic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!