Notícias



Lei celebra rezadeiras e benzedeiras no Dia dos Avós

Data foi incluída no Calendário de Eventos após proposta das vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Luna Meyer (PDT)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Navegantes/SC


A prática cultural das rezadeiras e benzedeiras como ofício da cura de doenças físicas e espirituais está presente na sociedade brasileira e consiste em uma prática de saber popular, constituindo-se como um patrimônio imaterial. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”. A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.

Por isso, as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Luna Meyer (PDT) apresentaram projeto buscando reconhecer o ofício das rezadeiras e benzedeiras, valorizando saberes ancestrais atrelados ao entendimento de que o conceito de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Em dezembro do ano passado, a lei foi sancionada pela Prefeitura, instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal do Ofício das Rezadeiras e Benzedeiras”, a ser comemorado anualmente em 26 de julho.

O dia foi escolhido porque é a data em que se comemora o Dia dos Avós – Dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, segundo a tradição católica. Dia também da Orixá Nanã (segundo a tradição das religiões afro-brasileiras), uma divindade que reside nos domínios existentes entre a vida e a morte, guardiã do conhecimento ancestral.

“Escolhemos o dia 26 de julho justamente para ressaltar a importância da figura do avô, da avó, dos nossos ancestrais, das pessoas mais velhas que possuem sabedoria e experiência. Através da fé, esse saber ancestral foi passado de geração em geração em um tempo em que o acesso a médicos e hospitais era privilégio de poucos. Muitos recorriam às rezadeiras e benzedeiras, pois também possuem grandes entendimentos da medicina da natureza. Nos dias atuais, não é tão comum vermos rezadeiras e benzedeiras como nos tempos de outrora, mas há ainda quem não abra mão de buscar a cura pelas mãos e pela sabedoria dos mais velhos que, geralmente, são os detentores desses conhecimentos”, explicaram as parlamentares.

O dia poderá ser comemorado com palestras, seminários, exposições, atividades e eventos que possam prover visibilidade a esse tradicional ofício no município e no país. Os recursos necessários para atender às despesas com a execução da lei são obtidos mediante parcerias com empresas da iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o Município.


Publicado em: 03 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!