776
Um encontro simples, porém marcado pela emoção. Assim foi a reunião no gabinete da presidência da Câmara, onde foi feita a entrega do Título de Cidadão Araraquarense ao médico Cleiton Luiz de Andrade, que atua em unidades de saúde da família de Araraquara, como médico de família e comunidade.
Sem poder fazer a entrega em um evento com a pompa que a trajetória do homenageado merece, o vereador e presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB), destacou o carinho que existe entre o médico e a comunidade que serve. “Esta adoção pela cidade é a maior homenagem que pode ser prestada a um cidadão que não nasceu aqui. Moro no bairro onde o médico atuou e acompanhei sua atenção e carinho com as pessoas simples da comunidade. Acredito que as pessoas que são assistidas por ele se sentem, também, homenageadas”, comentou.
A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, destacou que a presença de representantes das comunidades onde atuou na cidade reflete a importância da homenagem, que repercute sua dedicação à essas populações. “Ele é médico exclusivamente do SUS. Esta homenagem reconhece sua dedicação à comunidade. Reconhece, também, a dedicação à formação de novos médicos. O carinho com que cuida da população. A homenagem demonstra gratidão pelo que representa”, disse a secretária.
A presidente da associação de moradores do Jardim Victório de Santi, onde atualmente o médico atua, Rosa Benedicta de Souza, disse que os moradores “foram agraciados por Deus por receberem, primeiramente a unidade, e agora este médico maravilhoso. Gratidão a ele e aos médicos residentes que o acompanham. Um anjo para os moradores”, disse ela. Fala no mesmo sentido foi feito por uma moradora e uma representante dos agentes comunitários de saúde do bairro onde anteriormente, Dr. Cleiton atuava, o Jardim Pinheiros. “Gratidão pelo aprendizado que os agentes comunitários tiveram com sua gestão da saúde e pela grande resolutividade. Que tivesse um Cleiton em cada unidade de saúde da cidade”, manifestaram.
Dois médicos residentes, que o acompanham na unidade de saúde, também se manifestaram, falando sobre a competência e a responsabilidade do homenageado, que usa os recursos que dispõe para oferecer o melhor à população. “Estamos recebendo muito conhecimento para nossa atuação. Estamos diferentes de quando começamos e até o final da residência estaremos mais diferentes ainda”, disseram os médicos Lucas e Nayara.
Após receber a placa com o Título de Cidadão Araraquarense, o médico falou sobre a homenagem. “Momento ímpar na minha carreira como médico. Agradeço ao Santana por receber a maior honraria da minha vida profissional. A vida pública de Santana serve de exemplo e referência para quem quer entrar na vida pública. Estou emocionado com o título, o mais importante de minha vida. Por mais que goste de minha terra natal, não escondo o amor que tenho pela cidade que me acolheu como profissional e docente, e agora como seu cidadão. Atuar no serviço público de saúde é ter uma linda história em sua vida. Agradeço aos profissionais que abraçam esta causa pública. Agradeço a Uniara, que me acolheu e que forma profissionais que se dedicam à saúde pública. Estou hoje num novo desafio, numa unidade em um bairro carente, onde muito precisa ser feito por sua gente e onde estamos encontrando muita receptividade da comunidade. Faço o que amo”, disse o médico.
Trajetória do homenageado
Nascido em Uberaba (MG), em 29 de outubro de 1980, Cleiton Luiz de Andrade graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em sua cidade natal, em 2004. Fez residência médica na especialidade Medicina de Família e Comunidade, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, no período de 2005 a 2007. Passou no concurso público para atuar na Estratégia Saúde da Família em Araraquara, começando suas atividades no município em 28 de abril de 2008, na Unidade de Saúde da Família, no Bairro Jardim Pinheiros, local de sua principal experiência profissional e por onde trabalhou por quase 12 anos, até 2019, acompanhando a saúde de cerca de 3.500 pessoas da comunidade local. Docente da Graduação em Medicina, na Universidade de Araraquara (Uniara), desde 2009. Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da mesma universidade, de 2012 a 2016 e Preceptor do mesmo programa de 2012 até os dias atuais. Especialista em Medicina de Família e Comunidade, pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade-Associação Médica Brasileira. Supervisor do Programa Mais Médicos para o Brasil, de março de 2015 até os dias atuais. Presidente do Núcleo Regional de Medicina de Família e Comunidade de Araraquara, de 2015 a 2019. Atualmente, médico da Estratégia Saúde da Família Victório de Santi, desde 13 de dezembro de 2019.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.