Notícias



Militante pelo reconhecimento da história do povo negro é homenageada

Maria Aparecida Alves ganhou o Prêmio Zumbi dos Palmares de 2019

814


No Mês da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Araraquara realizou a entrega do 15º Prêmio Zumbi dos Palmares, na noite de segunda-feira (18). A campanha que neste ano teve como lema “Resistir é Preciso”, homenageou a professora, artista e militante pela saúde do povo negro, Maria Aparecida Alves.

 

Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Casa de Leis, vereador Edio Lopes (PT), que ressaltou a importância da homenagem. “Desde 2004, a Câmara, por meio de um decreto legislativo, concede o prêmio Zumbi do Palmares, que é extremamente importante para reconhecer o trabalho dos negros no município.”

 

A indicação da homenageada foi feita pelo Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir). A presidente, Rita de Cássia Ferreira, falou sobre a escolha. “Neste momento em que a educação é tão discutida, ter uma professora como homenageada é um grande marco. Ela também tem uma história de luta pelas mulheres negras, pelo movimento negro e pela educação. Não apenas o histórico, mas até hoje a professora Maria Aparecida é uma militante, está em sala de aula, ela participa do Comcedir, do Conselho das Mulheres, e o Prêmio Zumbi coroa toda essa participação.”

 

O reconhecimento da história do povo negro foi e tem sido uma das lutas enquanto professora. Para Alessandra de Cássia Laurindo, vice-presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, a educadora tem contribuído para que a história dos afro-brasileiros ganhe destaque nas lousas das escolas. “Ela mostra para os seus alunos a verdadeira história, a que deve ser contada em sala de aula, diferentemente daquela eurocentrista.” Alessandra ainda destacou que, apesar da obrigatoriedade da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, muitos professores não cumprem com a obrigatoriedade.

 

O trabalho pela saúde da mulher e do homem negro realizado pela homenageada também foi lembrado como importantíssimo. “A saúde da população negra tem uma série de especificidades, não só a questão da anemia falciforme, mas a pressão alta, o mioma uterino, e o câncer de próstata. A professora Maria sempre militou nessa causa, incentivando que os homens fossem se cuidar, falando para as mulheres da importância de cuidar de si mesma e não só da casa”, destacou Rita.

 

Emocionada, a homenageada agradeceu a presença dos amigos e familiares e lembrou da dificuldade da luta contra a anemia falciforme. “Eu lutei muito para que essa doença e seu tratamento fossem reconhecidos, e quando isso aconteceu agradeci pela justiça ter sido feita”, frisou Maria Aparecida.

 

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice - por isso, o nome falciforme - e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos.

 

A homenagem ainda contou com uma apresentação do grupo Maracatu Sementes Crioulas, que fez referência a uma prática da homenageada: o batuque. Mas mesmo em clima de festa, a entrega do Prêmio não deixou de lado o compromisso com a justiça social e com a garantia dos direitos. “Depois de tanta luta, hoje temos mais médicos negros, dentistas e outros profissionais que conseguiram chegar lá, e isso contribui para que nossa população seja melhor representada”, finalizou.

 

Estiveram presentes no evento o vereador Paulo Landim (PT), vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), a deputada estadual Márcia Lia (PT), e o coordenador de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade.

 

Confira as fotos aqui.


Publicado em: 19 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Importância da gestão correta de resíduos é destaque em palestra na Câmara

01 de julho de 2025

A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...



Chamada Pública Pmais

01 de julho de 2025

A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...



Recolhimento de embalagens

01 de julho de 2025

Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...



Câmara abre inscrições para Sessão Cidadã de julho

01 de julho de 2025

A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...



Documento sugere criação de espaço público para caminhadas no Jardim Santa Thereza

01 de julho de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...



Nipo Araraquara recebe homenagem da Câmara Municipal

30 de junho de 2025

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!