366
Na tarde desta segunda-feira (16), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, a Escola do Legislativo (EL) realizou o minicurso “Entenda a sigla LGBTQIAPN+”.
O evento gratuito fez parte do “Fórum Municipal de Diversidade e Cidadania LGBTQIA+”, criado em 2023 para promover o reconhecimento, a inclusão e os direitos da comunidade LGBTQIA+.
Realizado apenas na modalidade presencial, a formação apresentou ao público o conceito da sigla LGBTQIAPN+ por meio de uma abordagem histórica, com ênfase na distinção entre as categorias de sexo, gênero e orientação sexual.
O primeiro palestrante foi o professor da Unesp/FCLAr Antonio Ianni Segatto, que explicou mais sobre a sigla e destacou que o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado em 28 de junho em memória da Revolta de Stonewall, que ocorreu em 1969 em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
“A sigla agrega diferentes tipos de identidades: uma designação de sexo (intersexo), a identidade de gênero (transgêneros, travestis e não binários) e a orientação sexual (lésbicas, gays, bissexuais, assexuais e pansexuais)”, pontuou o professor.
Lembrou ainda que o psicólogo e sexólogo John Money foi o primeiro teórico a utilizar o termo “gênero” no sentido de relacioná-lo às diferenças entre o sexo anatômico e o que ele considerava o sexo psicológico.
A mestranda em Ciências Sociais na Unesp/FCLAr Leticia Thais da Silva citou Simone de Beauvoir no livro “O segundo sexo”, de 1949, em que a autora diz que “Não se nasce mulher, torna-se”.
Destacou ainda Judith Butler: “A performatividade não é um ato singular, mas uma repetição e um ritual, que alcança seus efeitos por meio de sua naturalização no contexto de um corpo”. Explicou o entendimento da autora como o gênero sendo uma experimentação do corpo. “Não somos nosso gênero, fazemos o tempo todo, 24 horas por dia. Determinações são fluidas, fazemos todos os dias os nossos gêneros.”
Leticia apontou também resistências e associações ao longo da história, como os grupos Somos, Galf, ABGLT, Gapa e Astral.
A “era farmacopornográfica”, termo utilizado por Paul B. Preciado, foi a abordagem da graduanda em Ciências Sociais na Unesp/FCLAr Hilda Catharina Ruggiero Amaral. “Hoje em dia somos perfeitamente moldáveis pela farmacologia e pela medicina.” Ela encerrou destacando aos principais representantes da sigla nos dias atuais.
O encontro teve ainda um espaço de bate-papo para discussões e tira-dúvidas.
Todos os participantes da atividade que assinaram a lista de presença receberão certificado.
Sobre o Fórum
O Fórum Municipal de Diversidade e Cidadania LGBTQIA+ busca debater e propor políticas públicas voltadas para a diversidade e cidadania LGBTQIA+, com ênfase especial no combate à LGBTfobia; promover conhecimento e conscientização sobre questões de orientação sexual, identidade de gênero, e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+, incluindo a alta incidência de suicídio e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho; incentivar a adoção de práticas inclusivas e o respeito à diversidade em todos os setores da sociedade; e divulgar e promover o acesso às políticas públicas existentes em Araraquara e no Brasil para a população LGBTQIA+.
O Fórum deve ser realizado anualmente no mês de junho e pode compreender palestras, seminários, grupos de estudo, mesas redondas, cursos, workshops e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum.
Publicado em: 16 de junho de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com u...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neurop...
Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...
Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...
Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...
Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20). Alunos e p...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.