Notícias



Mobilidade Urbana gastou R$ 187 mil com lombadas e lombofaixas em 2018

Coordenadoria respondeu diversos questionamentos da bancada do PSDB

925


Em 22 de janeiro, a bancada do PSDB, composta pelos vereadores Rafael de Angeli, Jéferson Yashuda, José Carlos Porsani e Delegado Elton Negrini, encaminhou um requerimento à Prefeitura solicitando diversas informações a respeito da implantação de lombadas e lombofaixas durante o ano de 2018 na cidade de Araraquara.

Na segunda-feira (4), os parlamentares receberam as respostas para seus questionamentos por meio do coordenador de Mobilidade Urbana do município, Nilson Carneiro. Segundo o coordenador, foi gasto o valor de R$ 187.050,00 com instalação de ondulações transversais (lombadas) e travessias elevadas (lombofaixas) em 2018. Sobre os critérios utilizados para definir a necessidade de lombadas e lombofaixas nas vias públicas, Carneiro explicou que as lombadas são utilizadas em locais onde há necessidade de redução da velocidade dos veículos de forma imperiosa em vias que apresentam risco potencial de acidentes, cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local. “As informações que subsidiam a tomada de decisão pela instalação da ondulação transversal são os bancos de dados de acidentes de trânsito (lnfosiga/Detran-SP – banco de dados do Governo do Estado de São Paulo); reclamações constantes de munícipes, seguido de estudo no local; indicações de vereadores, seguido de estudo no local; e observações dos técnicos da Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana.” Já as lombofaixas são utilizadas em locais com elevado volume de travessia de pedestres e onde há a necessidade de redução de velocidade dos veículos para promoção da melhoria da condição de segurança dos pedestres. Os locais preferenciais para a implantação das travessias elevadas são equipamentos públicos, como escolas, postos de saúde, repartições com grande volume de atendimento público (Poupatempo), áreas de recreação (Sesi, Sesc), vias de comércio com frequência de idosos etc. A opção pela colocação da lombofaixa ocorre em locais com elevado potencial de atropelamento, obtidos a partir de bancos de dados de acidentes (lnfosiga/Detran-SP) ou a partir da aplicação de técnicas de engenharia para identificação de pontos elegíveis para implantação da travessia elevada; realização de estudo nas vias junto ao acesso a equipamentos de uso público acima citados; e indicações de vereadores, seguido de estudo no local. No documento, a Coordenadoria ainda informa que estão sendo respeitadas as normas de trânsito vigentes para instalação das lombadas e lombofaixas. “Ambos os tipos de elementos redutores de velocidade estão sendo implantados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).”


Publicado em: 06 de fevereiro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Coreto da Praça Pedro de Toledo é reformado após indicação parlamentar

04 de setembro de 2025

O coreto “Maestro Olavo Felipe”, patrimônio histórico localizado na Praça Pedro de Toledo, no Centro de Araraquara, passou recentemente por manutenção completa. A reforma atendeu à Indicação do ver...



Vestibular Unesp (04/09)

04 de setembro de 2025

Até o dia 8 de outubro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), está com inscrições abertas para o Vestibular 2026, oferecendo 5.867 vagas em 24 cidades. O acesso é pelo site da Fundação Vunesp e...



Prefeitura não reconhece como oficial áudio atribuído a superintendente do Daae

04 de setembro de 2025

Em 23 de julho, o Jornal da EP, da Rádio EP FM, veiculou matéria revelando áudio atribuído ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Wilian Thomaz Maréga, no qual ele te...



Alteração na linha de ônibus Iguatemi/Cecap prejudica usuários, diz documento

04 de setembro de 2025

Depois de receber reclamações de usuários do transporte público, relatando que houve retirada de pontos de ônibus da linha Iguatemi/Cecap, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou um document...



De acordo com Secretaria, 168 pessoas estão em situação de rua em Araraquara

04 de setembro de 2025

No final de julho, a vereadora Maria Paula (PT) encaminhou um Requerimento à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social pedindo esclarecimentos sobre a população em situação de ru...



Sinalização de lombada no Jardim Arco Íris precisa de manutenção

04 de setembro de 2025

Por meio das Indicações nº 4016 e 4017/2025, o vereador Cristiano da Silva (PL) solicita a manutenção da sinalização de uma lombada na Rua dos Eletricitários, no bairro Jardim Arco Íris.   De aco...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!