640
Se a rua, a escola ou até mesmo a família às vezes excluem, o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês”, no Jardim São Rafael, acolhe. São 148 crianças, de 6 a 15 anos, que todos os dias se desviam da violência e das drogas, presentes na sua realidade, para chegar à instituição, onde participam de oficinas de culinária, costura, informática, dança, teatro e esporte no período do contraturno escolar. Na quinta-feira (7), o vereador Paulo Landim (PT) esteve no local conhecendo as instalações e o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.
À frente da entidade está a freira Aparecida dos Santos, a Irmã Cida. Para ela, as atividades desenvolvidas são meios para a construção de um espaço de convivência e partilha. “Nosso esforço é pela inclusão, porque eles já são vítimas da exclusão”, enfatiza. Na busca por quebras de paradigma, ela insiste no diálogo como ferramenta democrática para a solução de conflitos e reitera: “Aqui não temos o objetivo de profissionalização. Nossos projetos são construídos para estimulá-los a serem protagonistas da sua história. Nós oferecemos bagagens para que eles possam fazer escolhas.”
Acreditar nos sonhos foi a mensagem deixada pelo parlamentar às meninas que aprendiam, na prática, a fazer balas de coco. “Tenham objetivos, persistam e nunca deixem de estudar por mais difícil que seja. A gente que é pobre vai marcar nossa vida estudando”, frisou. Elen Lima de Farias, de 13 anos, concorda: “Meu sonho é ser modelo ou jogadora de futebol e vou tentar até conseguir.”
O Centro oferece café da manhã, lanche e almoço para a turma matutina. Quem vem à tarde, almoça e lancha. E todos participam das atividades oferecidas pela equipe de educadores. A própria instituição conta com 12 profissionais e outros são cedidos pela Prefeitura, sem contar os voluntários. Qualidade reconhecida pela comunidade. “A procura por vagas é grande. Vamos terminar o ano com 50 pessoas na fila de espera”, cita Irmã Cida.
Além do bairro Jardim São Rafael, a região atendida abrange as comunidades do Jardim Indaiá, Selmi Dei, Jardim dos Oitis, Jardim Veneza, Jardim Boa Vista, Vila Galli, Jardim do Valle, Valle Verde e Parque Residencial Laura Molina.
Campanha de Natal
Aproximadamente 100 crianças atendidas pelo Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês” escreveram suas cartinhas com pedidos de presente para o Natal. Quem quiser apadrinhá-las deve entrar em contato com a Irmã Cida pelo WhatsApp (16) 99628-0290 para receber a carta. A entrega do presente será feita na própria instituição, no dia 6 de dezembro, às 10h e às 15h, preferencialmente com a presença dos padrinhos. O endereço é Avenida Dionísio Telarolli, nº 1.030.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Nesta quarta-feira, ocorrerá uma Audiência Pública na Câmara para discutir o orçamento para o ano que vem. Trata-se da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, que é votada anualmente pelos vereador...
A partir das 19 horas do dia 26 de maio, segunda-feira, o Plenário da Câmara Municipal recebe a Audiência Pública “Você conhece os Pontos de Cultura de Araraquara?”. O debate foi convocado pela ver...
Em uma tarde marcada pela presença massiva de servidores municipais da administração direta e indireta, que lotaram o Plenário e o Plenarinho da Câmara em busca de apoio para a negociação do reajus...
No sábado (24), das 18h às 22h, acontece a feira noturna na Praça do Cecap. O evento reúne gastronomia, artesanato criativo e brechó, além de atrações musicais para animar o público. A trilha sonor...
No dia 11 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), realizou uma visita de fiscalização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “P...
Como encaminhamento dos trabalhos da Comissão Especial de Estudos (CEE) “Direitos das Mulheres e das Meninas”, as vereadoras que compõem o grupo, Fabi Virgílio (presidente), Filipa Brunelli e Maria...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!