1174
Em maio deste ano, a vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento nº 403/2023, solicitando à Prefeitura informações sobre o transporte público no Assentamento Bela Vista.
No documento, a parlamentar questionou o Executivo sobre o valor investido na manutenção dos ônibus no ano de 2022 e quais foram as revisões realizadas, conforme já havia requisitado no Requerimento nº 275/2023, de abril deste ano.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana informou o valor de R$ 133.601,08 que a empresa Viação Paraty Ltda, operadora da linha Assentamento Bela Vista, havia investido na manutenção do ônibus que opera a referida linha, no período de 2022 e até o momento.
Quanto às principais medidas realizadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), o órgão citou manutenções preventivas nos veículos, disponibilização regular de ônibus reservas, controle de velocidade por meio de tacógrafos e monitoramento das linhas por GPS.
Sobre as medidas adotadas para garantir a qualidade, eficiência e segurança dos veículos utilizados no transporte público no Assentamento Bela Vista, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que “a empresa aplica testes aleatórios de bafômetro em todos os seus motoristas e faz exames periódicos de saúde e toxicológico nos motoristas admitidos. Realiza, ainda, treinamentos e acompanhamentos operacionais, tais como: programa Acidente Zero, escola de motoristas, treinamentos de condutor coletivo de passageiros, treinamento de direção defensiva, entre outros”.
A respeito das reclamações da população sobre o cronograma de viagens, o gestor informou que o ônibus que atende ao Assentamento Bela Vista foi trocado, no dia 15 de junho deste ano, e que a linha mencionada transporta em média 31 passageiros em dias úteis. “Aos sábados, o número de passageiros cai para menos da metade e, aos domingos e feriados, esse número deve ser ainda menor, o que torna inviável a operação do transporte coletivo”, justificou.
Em relação à implantação de validadores de bilhetagem eletrônica na referida linha, ele informou que não há previsão para a linha Assentamento Bela Vista devido à fragilidade do equipamento. “O uso do validador é recomendado para uso urbano, não suportando as condições severas de operação no assentamento, tais como, poeira e trepidação existentes em estradas de terra como a existente no local porque acarreta mau funcionamento do validador e problemas com os demais componentes eletrônicos do ônibus, podendo ocasionar atrasos nos horários de atendimento e até mesmo a interrupção no funcionamento da linha”, pontuou.
Sobre os planos e estudos em andamento para a ampliação do serviço de transporte público, o secretário assegurou que a ampliação do serviço será realizada de acordo com o crescimento da cidade, observando sempre o equilíbrio econômico financeiro do contrato mantido com as empresas, para que o sistema de transporte não seja prejudicado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.