Notícias



Organizações da sociedade civil enfrentam falta de recursos humanos e financeiros

Informação foi obtida em resposta a Requerimento do vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Foto: Freepik

772


A escassez de recursos financeiros e a limitação de recursos humanos estão entre as principais dificuldades relatadas pelas Organizações da Saúde Civil (OSCs) de Araraquara. A informação foi obtida em resposta das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Cultura, de Esporte e Lazer, de Educação e de Agricultura e Abastecimento ao Requerimento nº 991/2025, de autoria do vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

De acordo com o documento, os recursos humanos alocados nas OSCs estão, muitas vezes, abaixo do que é determinado pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB/Suas RH). Já os recursos financeiros federais, estaduais e municipais, que somam R$ 5.042.826,36, são distribuídos pelo Fundo Municipal de Assistência Social a 31 OSCs, a partir de decisões do Conselho Municipal de Assistência Social.

 

“A realidade financeira enfrentada pelas organizações da sociedade civil é de conhecimento do Executivo, sendo considerada no contexto nacional do terceiro setor”, comentou o Poder Executivo no documento.

 

No Requerimento, o presidente da Câmara menciona o caso do Lar Juvenil Salesiano “São Domingos Sávio”, entidade assistencial que oferece oficinas culturais e educativas a cerca de 150 alunos de até 15 anos, selecionados com base em critérios de vulnerabilidade social e localização. “Atualmente, a instituição enfrenta dificuldades operacionais e financeiras, especialmente em relação à alimentação, apoio pedagógico e estrutura física”, aponta o parlamentar.

 

Segundo informações repassadas pela instituição ao vereador, a última reforma de grande porte do local foi realizada em 2019; a parceria com o Banco de Alimentos municipal foi enfraquecida, deixando a instituição sem doações regulares de alimentos; a equipe da entidade conta com 11 funcionários; os convênios estão sem reajustes há mais de 10 anos, e o valor recebido atualmente não ultrapassa R$ 1.000,00 mensais.

 

De acordo com a Prefeitura, o Lar Juvenil Salesiano oferece, por meio dos programas Oficinas Culturais e Escolinha de Esporte, aulas de violão, capoeira, percussão, canto, grafite, produção musical, break, balé, handebol e xadrez. No entanto, com exceção da parceria pelos serviços prestados que resultam em repasses financeiros, não há programas da Secretaria de Assistência Social que contemplem diretamente a instituição ou programas da Secretaria da Educação que ofereçam apoio pedagógico a instituições do terceiro setor.

 

O Executivo informou, ainda, que, no primeiro semestre deste ano, “o Banco de Alimentos forneceu 16.645 kg de alimentos para as instituições que atendem crianças e adolescentes, incluindo produtos provenientes da horta em parceria com a penitenciária”. Segundo o documento, a partir de manifestação de interesse em edital público do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Município espera adquirir produtos da agricultura familiar local para “garantir o fornecimento regular e contínuo de hortifrútis para as organizações da sociedade civil”.

 

Para o vereador Rafael de Angeli, “muitas dessas organizações trabalham no limite, com poucos recursos e muita dedicação. Nosso papel é acompanhar de perto e cobrar para que o poder público busque alternativas, dando mais segurança e condições para que essas entidades continuem cumprindo sua missão social”.


Publicado em: 01 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessões itinerantes e regras sobre uso de praças públicas são aprovadas pela Câmara

20 de janeiro de 2026

A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas....



Requerimento pede informações sobre avaliação de desempenho de funcionários da Fungota

20 de janeiro de 2026

Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...



Após 19 meses de reforma e ampliação, UPA Central volta a funcionar

20 de janeiro de 2026

A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....



Falta de segurança preocupa moradores do Residencial Parque São Lucas

20 de janeiro de 2026

A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...



IFSP – Sisu 2026 (até 23/01)

20 de janeiro de 2026

Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...



Teatro Sesi (20/01)

20 de janeiro de 2026

Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!