Notícias



Parcerias de universidades em Araraquara no combate à Covid-19 são ressaltadas em requerimento

Jéferson Yashuda enfatiza nos documentos a importante contribuição à sociedade

40


O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) apresentou três requerimentos em reconhecimento à significativa contribuição das universidades no enfrentamento da Covid-19. “É importante reconhecer as parcerias e os serviços prestados à comunidade pelas universidades em Araraquara, nesse momento desafiador que exige solidariedade e esforço coletivo no combate ao novo coronavírus”, disse Yashuda.

No Requerimento nº 559/2020, endereçado ao reitor da Universidade de Araraquara (Uniara), Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, o vereador destaca a parceira da Uniara, por meio do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (CBS), e de professores e alunos do curso de Biomedicina, com a Secretaria Municipal de Saúde, para realizar um mapeamento amostral da população de Araraquara, com o objetivo de analisar o percentual de pessoas que já desenvolveram anticorpos contra o coronavírus-Covid19. No documento, o parlamentar frisa que o mapeamento da população que já teve contato com o vírus e desenvolveu resposta imunológica fornece preciosas informações para que os órgãos de saúde possam redefinir suas estratégias preventivas e de contenção da Covid-19, como também redimensionar leitos e testes nas áreas onde há maior possibilidade de aumento de casos.

No Requerimento nº 560/2020, endereçado ao reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini; ao diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAr) da Unesp, campus de Araraquara, Prof. Dr. Luís Vitor Silva do Sacramento; e ao coordenador do LICBM-FCF/Unesp, Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa, Yashuda escreve sobre a importância dos convênios celebrados pela Unesp com a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara e também com a Embraer para realizar testes de diagnóstico de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), do tipo Polymerase Chain Reaction (PCR) – ou Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real –, que manipula material genético do vírus, por meio do Laboratório de Imunologia Clínica e Biologia Molecular (LICBM), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Araraquara. 

O LICBM-FCF/Unesp foi certificado pelo Instituto Adolfo Lutz como sendo oficial para diagnóstico de Covid-19; e integra, desde 1997, a Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral para HIV e Hepatites Virais do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde e, em 2007, foi credenciado pelo Governo Federal como laboratório para exames de biologia molecular.

“Como egresso da FCFAr/Unesp, me sinto orgulhoso com essa relevante contribuição da universidade, com a realização dos testes na própria cidade que permitem o acompanhamento, de forma eficiente, da evolução da Covid-19 em Araraquara”, disse Yashuda.

Em outro Requerimento (nº 561/2020), o vereador enfatiza a contribuição do Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara, na qual professores, alunos, técnicos e pesquisadores se uniram para produzir álcool gel para unidades de saúde e entidades assistenciais. Nessa iniciativa, cerca de 30 pessoas se revezam voluntariamente nos laboratórios da universidade para transformar em álcool gel e álcool glicerinado, o etanol doado por empresas e pessoas físicas da cidade e região.

De acordo com o Instituto de Química, mais de 3 mil litros de álcool higienizante já foram doados desde março, início da produção. Somente a Secretaria Municipal da Saúde já recebeu mais de 1.200 litros. Parte da produção também é doada para entidades assistenciais, entre as quais o Lar São Francisco, Vila Vicentina, Orfanato Renascer e Casa de Acolhimento São Pio. Também receberam doações os municípios de Américo Brasiliense, Barretos, São Carlos, Pirassununga e Franca.

Outra iniciativa surgida no IQ/Unesp de Araraquara é a produção de máscaras e suporte para protetores faciais, coordenada pelo professor Paulo Clairmont. O vereador endereçou o documento ao reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini; ao diretor do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, Eduardo Maffud Cilli; e à vice-diretora, Dulce Helena Siqueira Silva, que coordena esse trabalho.


Publicado em: 15 de junho de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!