Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
630
Vereadora Thainara Faria questionou a Prefeitura sobre a execução das propostas
Em 2017, foi instituída uma comissão de estudos para analisar a situação da pessoa com deficiência auditiva no município de Araraquara. O grupo foi composto por integrantes das secretarias de governo e pessoas da sociedade civil, na sua maioria mães de crianças e jovens portadores de necessidades especiais, e os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos.
No dia 19 de julho de 2018, foi oficialmente entregue ao prefeito Edinho Silva (PT) o texto final da proposta do Programa Municipal da Pessoa com Deficiência Auditiva, contendo propostas de atuação do governo em diversos eixos importantes, como saúde, educação, trabalho e renda, assistência social e esportes.
Para saber sobre o andamento do projeto, a vereadora Thainara Faria (PT) requereu ao Executivo informações acerca da efetivação e execução das propostas apresentadas pelo programa municipal para este ano.
Em nome da administração municipal, a secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, encaminhou respostas ao questionamento da parlamentar.
De acordo com a chefe da pasta, está sendo construída uma proposta especial para as pessoas com deficiência auditiva a partir dos seis eixos do programa, com o acúmulo das normativas municipais, estaduais e federais.
“Estamos elaborando uma campanha de educação para servidores e munícipes, com o intuito de cumprir com a acessibilidade e incentivar a contratação dessa população no mercado. A partir daí, implementaremos a Lei nº 8.778, de 31 de agosto de 2016, que instituiu a certificação Empresa Amiga do Surdo”, afirma a secretária, destacando que “a municipalidade está pensando a efetivação da política pública de pessoa com deficiência com a máxima eficiência”.
Para a parlamentar, “é imprescindível acompanhar a execução das demandas que levamos para a prefeitura, que é grande parceira do nosso mandato. Buscamos sempre levar ao conhecimento da população os resultados de nossas ações, pois é isso que esperam de nós”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.