Notícias



Projeto de lei homenageia radialista Waldecir Mateus

Vereador Roger Mendes teve proposta aprovada pela Casa de Leis

665


Nascido em Tanabi (SP) em 25 de setembro de 1950, o radialista Waldecir Mateus tinha quatro sonhos na vida: a família, a fotografia, o rádio e a aviação. Realizou todos eles. Sua paixão pelo rádio era tanta que aos 11 anos de idade começou como operador na Rádio Clube de Tanabi, enfrentando pela primeira vez o microfone aos 15 anos. Em Araraquara, foi o criador, no ano de 1998, do programa “Linha Aberta para o Céu”, transmitido pela rádio Morada. Na mesma rádio, apresentou o programa sertanejo “Boa Tarde Sertão”.

Mateus passará agora a dar nome à via pública da sede do município de Araraquara conhecida como Rua “B” do bairro Jardim Ipê Amarelo, com início na Avenida “03” e término na Avenida Capitão Manoel Joaquim Pinto de Arruda, abrangendo os bairros Jardim Ipê Amarelo e Jardim Ipê Rosa. A homenagem, sugerida pelo vereador Roger Mendes (Progressistas) por meio do Projeto de Lei nº 425/2019, foi aprovada durante a 151ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na tarde de terça-feira (28). A proposta ainda passará por sanção do prefeito Edinho Silva (PT).

“Waldecir se destacou pelo seu trabalho, conduta pessoal e espírito público, tendo contribuído para o progresso e o engrandecimento do município”, justifica o parlamentar.

 

Waldecir Mateus

O radialista faleceu em Araraquara no dia 28 de janeiro de 2019, deixando viúva Clarice Ramos Mateus, com quem se casou em 1974, o filho Adriano Carlos, casado com Fernanda, e as netas Lara e Valentina, além da filha “postiça” Adriana, casada com Davi e mãe de Ana Laura.

Era filho de Francisco Mateus e de Maria Luiza Mateus, irmã de Odair, Francisco, Valcir, Darci, Adenir, Lucila Terezinha e Nadir.

Em Tanabi, frequentou as escolas “Ganot Chateaubriand”, Primária Anexa e estadual “Padre Fidelis”. Em Araraquara deu continuidade aos estudos no EEBA, mas precisou parar, pois estava difícil conciliar o Tiro de Guerra, trabalho e estudo, que concluiu anos mais tarde.

Ainda na cidade de Tanabi, chegou a ser engraxate. Em Araraquara, trabalhou na empresa de ferragens de construção que pertencia a um primo, onde se tornou meio oficial.

Foi vendedor na Eletro Tamoio e, posteriormente, na Eletroradiobraz, mais tarde Jumbo Eletro, quando esta inaugurou na cidade. Trabalhou como segurança na Usina Tamoio e depois como fotógrafo social, registrando casamentos e todo tipo de evento durante 37 anos, tendo vários trabalhos publicados em diversos jornais.

Também teve suas incursões pelo mundo político. Foi candidato a vereador por duas vezes, sendo que em uma delas acabou ficando como suplente. Atuou como assessor do vereador Adilson Vital.

Apaixonado pela aviação, fundou o Clube de Voo Araraquara (CVA), do qual era um dos membros.


Publicado em: 30 de abril de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!