972
Valorização cultural. Esse é o objetivo da Semana Municipal do Maracatu, que foi incluída no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara. Aprovada pela Câmara na Sessão Ordinária da terça-feira (13), a iniciativa é de autoria do vereador Alcindo Sabino (PT).
O projeto foi defendido na Tribuna Popular pelo educador cultural Jorge Rufino, responsável pela oficina cultural de Maracatu do grupo Sementes Crioulas, desenvolvida na região Norte da cidade. “O Maracatu de Baque Virado é uma tradição muito antiga do povo preto e indígena, nascida em Recife há pelos 300 anos. A gente pratica essa tradição aqui em Araraquara há 10 anos. Durante todo esse período atuando na cidade, já resgatamos muitas pessoas, como usuários de drogas e jovens que se cortavam. Então, a semana seria muito benéfica para termos um momento de levar essa cultura às pessoas.”
Em pensamento compartilhado, Sabino afirmou: “Essa valorização da cultura nordestina é nossa, uma cultura brasileira. Às vezes, quem é de fora dá mais valor que a gente. Que a gente possa vivenciar essa tradição do povo nordestino, que é tão guerreiro, e divulgar para toda a população do nosso município”.
O evento acontecerá na primeira semana de setembro e contará com ações educativas, rodas de conversas e oficinas sobre a história e tradição do maracatu, além de apresentações culturais em espaços públicos e privados da cidade.
Maracatu
O maracatu é uma expressão cultural do Nordeste do Brasil de matriz africana. Seu mais remoto registro é de 1711, em Olinda (PE). É uma manifestação cultural que tem por tradição o costume de acolher toda e qualquer pessoa que de alguma forma se interesse pela cultura. Possui elementos de religiosidade, características de religiões africanas, danças elaboradas, junção de dança e música, além de mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.
Em Araraquara, o grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas – Baque Angola, que estuda a tradição do Maracatu de Baque Virado, foi fundado em 2 de setembro de 2017. Por esse motivo, o Projeto de Lei indica a primeira semana de setembro para as comemorações da “Semana do Maracatu”, que contarão com vivências, ensaios e apresentações.
No dia 15 de novembro de 2021, no Parque do Pinheirinho, o grupo foi batizado como filho da Nação do Maracatu Leão da Campina (Recife/PE). O batismo foi feito pelo Mestre Hugo Leonardo (regente da Nação) e contou com a presença de batuqueiros de várias cidades da região. Atualmente, as oficinas de Maracatu acontecem regularmente na Zona Norte de Araraquara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de proteger os direitos dos consumidores e garantir a devida transparência nas relações de consumo, especialmente no que diz respeito à cobrança de sacolas em estabelecimentos com...
A criação de um programa educacional de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher foi aprovada em Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (26). A iniciativa é da veread...
A Câmara Municipal aprovou, na Sessão Ordinária de terça-feira (26), um projeto da Prefeitura que promove alterações em trechos da Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal (GCM). O tema já hav...
O voleibol feminino sub-19 da Fundesport/Araraquara venceu por 3 sets a 0 o São João da Boa Vista, na quadra adversária, na última sexta-feira (22) e consolidou a boa campanha na Liga Regional de C...
A Prefeitura prorrogou, até sexta-feira (29), as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida, destinado a famílias com renda mensal de até R$ 2.850. O atendimento é feito presencialmente no se...
Hoje (27) é o último dia para interessados se inscreverem no curso gratuito “Produção Executiva para Grandes Eventos”, voltado à capacitação de promotores e produtores culturais, estudantes e recém...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.